Pesquisar
Close this search box.

Recital de violino e piano no Palácio da Justiça

Recital de violino e piano no Palácio da Justiça

Neste domingo (27/09), o Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) abrirá as portas especialmente para um recital de piano e violino, às 11h, com entrada gratuita. O evento gratuito, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem vagas limitadas e inscrições pelo Portal da Cultura  (bit.ly/recitalccpj).

O recital contará com o violinista Bogdan Hudzelaits e o pianista Renan Branco, com um repertório de obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), do compositor e violinista italiano Niccolò Paganini (1782-1840) e do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

“É um programa com obras de diferentes períodos”, explica Bogdan. “Começamos com Bach, para violino solo, do período barroco. Depois, Paganini, também para violino solo, do período romântico. E, por último, uma obra para violino e orquestra, mas que será acompanhada apenas do piano, de Tchaikovsky, também do período romântico, porém mais tardio. São obras que se complementam, um programa bem dramático”, ressalta o violinista. 

As obras “Chaconne” e “Partita n.2” (Bach), “Capricho n.5” (Paganini) e “Violin concerto em ré maior” (Tchaikovsky) serão apresentadas na sala de música Desembargador Paulino de Melo. As vagas para o concerto serão limitadas, e o espaço está adotando os protocolos de segurança e saúde em prevenção contra a Covid-19, com funcionários treinados e com equipamentos de proteção, totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada. O uso de máscara é obrigatório.

Para realizar uma visita turística no Palácio da Justiça, é necessário agendar um horário pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O espaço abre para visitação de terça a sábado, das 9h às 15h.

Projeto ‘Encontros Formativos’ com agenda grátis

A partir do dia 28 de setembro, as segundas-feiras serão dedicadas à capacitação profissional no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, antiga Bola da Suframa), por meio do projeto “Encontros Formativos”. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai oferecer minicursos e palestras com temas inerentes às atividades do espaço, com caráter formativo, de desenvolvimento pessoal e de carreira. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/NgKswU3Njtomsquy6

Na estreia do projeto, o historiador Hélio Dantas ministrará o minicurso “Educação Patrimonial: História, Memória e Cultura”, que visa esclarecer os conceitos básicos relacionados à Educação Patrimonial e suas vinculações com a História, assim como a importância da memória e da cultura como elementos que devem estar presentes e articulados em espaços educativos formais e não formais.

A programação é aberta ao público, com vagas limitadas a 40 pessoas, para cumprir as normas de distanciamento social e limite máximo de capacidade do auditório Gabriel Gentil, onde acontecerão os encontros.

O protocolo de segurança em saúde inclui ainda aferição de temperatura na entrada do espaço, disponibilização de totens de álcool em gel nos ambientes do centro cultural, uso obrigatório de máscara, assim como funcionários treinados e com equipamentos de proteção e higienização do local.

Serviço: “Encontros Formativos’, com o minicurso “Educação Patrimonial: História, Memória e Cultura”

Data/hora: Dias 28 de setembro e 5 de outubro, das 9h30 às 11h30 

Local: Auditório Gabriel Gentil, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, antiga Bola da Suframa

Inscrições: https://forms.gle/NgKswU3Njtomsquy6

WEB +

  • Lançamentos da música

A sexta-feira que passou foi dia de novos singles ‘jogados’ para o universo. Começamos com a mistura Brasil com Suécia e Turquia. Deu “Don’t Say Goodbye” – single de Alok feat. Tove Lo e DJ Ilkay Sencan – já cotado para ferver pistas de dança, ou a sala da sua casa mesmo (em tempos de pandemia, não é?).

Agora, imagina mais um modão inédito de Xitãozinho e Xororó.Pois é, o single “Imagina” fecha o EP “Tempo de Romance” e uma série de outros lançamentos dos irmãos. É sertanejo clássico na veia.

No flow do sertanejo, destaque ainda para Felipe Araújo, que lançou o clipe “Eu disfarço mal demais”, faixinha romântica do EP “Eu e Vocês”. 

Mais uma novidade é o cantor Ferrugem, que vem pulsando corações no pagodão, arriscando um rap. Ele é o convidado do Haikaiss para a faixa “Supersticiosa”.

Falando em se arriscar em outras lagoas, Ivete Sangalo também saiu da zona de conforto ao se juntar com Emicida, em parceria para trazer ao mundo “Trevo, figuinha e suor na camisa”. 

Algumas lives também estão se tornando faixas musicas para você ouvir no carro ou no fone enquanto malha. É o caso de Mumuzinho. O novo álbum “Live do Mumu – pt2” é a novidade do cantor para nós.

Novidade direto de Hollywood: finalmente a cantora Halsey – nova queridinha da América, lançou um feat com o mega parça Machine Gun Kelly. Ela e o bad boy mais soft do mercado soltaram a sua “Tickets to my downfall”, na qual se arriscam no rock-rap-pop. Mas, cá para nós, a Halsey faz tudo.

Vale a pena dar uma conferida nas nossas dicas, hein!

  • Tendência nas redes

Por aqui pelo nosso bagunçado Brasil, a tendência da semana mesmo foi o prêmio MTV Miaw, empatado em mentions com as tretas de A Fazenda. Todos os pormenores do evento musical ficaram entre os mais comentados do Twitter. Destaque vai para Bruna Marquezine, que apresentou o evento e suas interações, como, por exemplo, com a amiga Manu Gavassi. Mas, em meio a tantos artistas, Bruna foi a que mais chamou a atenção.

Em noite com shows de Pabllo, Anitta, Ludmilla, Sonza, entre outros, ninguém foi tanto assunto quanto Bruna Marquezine. E foram muitos elogios. Ela esteve em primeiro lugar dos trand topics com a hashtag #BruvassiNoMTVMIAW.

Ja o reality da Record, A Fazenda, rende inúmeras hashtags de tendência durante a semana, principalmente quando há brigas e ‘cancelamentos’. Esta semana, muitos memes foram produzidos pela cantora Jojo Todynho. Já podemos dizer que ela carrega o programa nas costas dela?

Se liga nas redes sociais e acompanhe as tendências.

Ranking

1 #BruvassiNoMTVMIAW – Evento da MTV deu o que falar

2 #Afazenda12 – Reality bombando

3 #Mandetta – Ex-Ministro da Saúde fez revelações em livro

4 #Lil Whind – É a nova faceta do comediante Whinderson Nunes

5 #SãoLuís – Cidade se tornou uma das mais perigosas do Brasil

4. 1º Festival de Dança Claudio Santoro

Com o objetivo de incentivar a participação dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro na elaboração e execução de coreografias e identificar, valorizar e dar visibilidade a esses talentos em potencial, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promove o 1º Festival de Dança Claudio Santoro – On-line, de 5 a 8 de outubro, em ambiente totalmente virtual.

O evento reunirá mostras competitiva e de resultados, voltadas aos alunos; e uma programação acadêmica aberta ao público, com o intuito de conectar o Núcleo de Dança do Liceu à população.

Mostra competitiva – Os alunos podem se inscrever para a Mostra Competitiva até a próxima quinta-feira (24/09), nas categorias “Dança para Criança” (5 a 12 anos), “Cursos Livres” (a partir de 13 anos), “Melhor Idade” (a partir dos 60 anos) e “Cursos Avançados” (a partir dos 13 anos); em um dos seguintes estilos: Clássico, Contemporâneo, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão e Sapateado.

As inscrições são via Google Forms, conforme as categorias: “Dança para Criança” (https://forms.gle/65XkGpzn4fVY4EfX8); “Cursos Livres” (https://forms.gle/rA6CK5HjyHdEfJQS6); “Melhor Idade” (https://forms.gle/eKpGcCbT1FRvsb7e7); e “Cursos Avançados” (https://forms.gle/LsUebzaRECaF5KnAA). As inscrições para menores de idade devem ser efetuadas por um de seus genitores (mãe ou pai) ou responsável legal.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar