Pesquisar
Close this search box.

Quase sob controle

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/27/h1n1%202233.jpg

A 29ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave, divulgada ontem pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, mostra que o número geral de casos subiu de 1.276 para 1.296, 20 a mais que no último boletim do dia 2 de maio. Em relação aos casos de H1N1, o boletim informa que permanecem os 120 casos confirmados este ano no Estado, com 34 óbitos. O último caso confirmado foi no dia 5 de abril de 2019 e o último óbito em 28 de março de 2019. Em Manaus, são 26 óbitos por H1N1. No interior, continuam três casos em Manacapuru, além de Parintins, Itacoatiara, Japurá, Urucurituba e Maués, com um caso cada. Já o Vírus Sincicial Respiratório subiu de 296 casos confirmados entre um boletim para 328 casos nesta edição. O número de óbitos é de 30 casos, sendo 26 em Manaus. Não há alteração no número de óbitos por outros vírus respiratórios: dois por Parainfluenza tipo 3 e um pelo vírus Metapneumovírus (em Manaus); e um óbito por Influenza A não subtipável registrado no município de Maués. Conforme o boletim, dos 68 pacientes graves que evoluíram para óbitos, entre fevereiro a abril de 2019, 62 deles faziam parte de grupo de risco mais suscetíveis, o que corresponde a 91%, com destaque para crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

VISITA ILUSTRE

O governador Wilson Lima (PSC) recebeu ontem em São Gabriel da Cachoeira o ministro-chefe da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Os dois verificaram as condições e atenção dispensada à saúde indígena, população predominante do município. O presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas, e outros técnicos do Governo Federal compuseram a comitiva.

ESFORÇO CONCENTRADO

Entre as 10 prestações de contas a serem apreciadas hoje pelo Tribunal de Contas do Estado estão a da Fundação Universidade do Estado do Amazonas, exercício 2016, de responsabilidade do reitor e ordenador das despesas, Cleinaldo de Almeida Costa; e as da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos, referente ao exercício de 2017, de responsabilidade do atual secretário executivo de Educação do Estado,  Luís Fabian Pereira Barbosa e Maria Josepha Penella Pegas Chaves, ambos ordenadores de despesas.

FILAS

Enquanto as Procuradorias de Defesa do Consumidor centram as atenções nas filas de banco, os supermercados seguem abusando dos consumidores. No último final de semana as filas nos caixas das principais lojas deste tipo em Manaus ultrapassavam em muito os 15 minutos recomendados pela Lei das Filas.

DESRESPEITO À FÉ

Pegou mal a publicação nas redes sociais feita pela ex-deputada federal do Acre, Antônia Lúcia Câmara, esposa do deputado federal do Amazonas, Silas Câmara (PRB), onde o marido aparece batendo uma selfie com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao fundo, em meio a um culto evangélico da organização Gideões, em Camboriú, em Santa Catarina. O print da publicação viralizou na internet e o parlamentar foi alvo de críticas e memes.

VENEZUELANOS

O procurador Fernando Merloto Soave, do Ministério Público Federal no Amazonas, vai apresentar hoje um diagnóstico dos problemas identificados pela instituição no acolhimento aos imigrantes indígenas venezuelanos em Manaus. Ele vê situação de desarticulação entre os órgãos públicos responsáveis nesse atendimento e pedirá medidas necessárias no sentido de restabelecer os procedimentos adequados para recepcionar, abrigar e realizar os encaminhamentos necessários para acolhimento e autonomia dos imigrantes indígenas no Estado do Amazonas.

NOVIDADE

A 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins terá como uma das novidades o lançamento da revista oficial do Festival, com notícias e informações sobre o grande evento da Ilha Tupinambarana, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. A publicação será desenvolvida em parceria pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado da Cultura e Empresa Estadual de Turismo.

PARCERIA

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, recebeu ontem, na sede da Autarquia, as professoras do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas Selma Batista, Maria Helena Fonseca e Márcia Raquel Guimarães, que coordenam o Observatório do Turismo. Eles fizeram uma apresentação preliminar sobre o projeto e convite para a inserção da autarquia, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, na Rede de Observatório do Turismo.

EXPLICANDO

As coordenadoras esclareceram que o Observatur-UEA tem como objetivo tornar acessível as informações da atividade turística do Amazonas. A ideia, segundo a coordenadora e líder do grupo de pesquisa, Selma Batista, é convergir as entidades que atuam direta e indiretamente com o turismo no Estado para gerar dados estatísticos que embasem as tomadas de decisões futuras neste segmento.

FRASES

Aqui não existem militares nem olavos. Somos todos iguais." Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, colocando panos quentes na nova polêmica que envolve generais com o escritor Olavo de Carvalho

O governo do presidente Bolsonaro tem esse objetivo de visitar os lugares mais afastados, para tomar contato direto com a realidade do local.” General Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, em São Gabriel da Cachoeira

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar