Pesquisar
Close this search box.

Próximo balanço do PAC ocorrerá em janeiro

O governo fará no próximo dia 22 de janeiro o terceiro balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), exatamente no dia em que o programa completa um ano. A ministra Dilma Roussef (Casa Civil) apresentou em audiência pública, um balanço parcial das principais obras de infra-estrutura do PAC.

Para a ministra, o resulta-do tem sido positivo. Como exemplo, ela citou o leilão de concessão das rodovias federais, que teve uma taxa de retorno (menos de 8,95%) abaixo do modelo antigo. Para Dilma, 26% de retorno ao investidor “era um crime”.

“O modelo de menor preço para o usuário foi a aplicação de uma lei bem capitalista no capitalismo”, disse ela referindo-se à concorrência gerada por esse modelo. Na avaliação das obras de energia, a ministra considerou que o leilão da primeira usina do rio Madeira, de Santo Antônio, foi bem sucedido por ter sido disputado por três grandes grupos.

Ela confirmou que o leilão da usina de Jirau, a segundo do Madeira, será em 2008, e que a usina de Estreito (TO) deverá ter seu funcionamento antecipado para a metade de 2010. Essa usina é a maior em construção no país, com 1.087 MW (megawatts) de capacidade.

Dilma participou de audiência conjunta nas Comissões de Desenvolvimento Econô-mico, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados. Ela respondeu sobre três temas: desabastecimento de gás natural no Rio e São Paulo, o PAC e os contratos de concessão das rodovias.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar