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Sessenta e cinco minutos. Esse é o tempo de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus. Para parecer impecável na avenida, musas, madrinhas e rainhas se preparam durante meses para encantarem o público no sábado de Carnaval. Academia, alimentação, processos estéticos e horas de ensaio para combinar a coreografia com o som da bateria.
A madrinha de bateria do G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade, Erika Leão, conta que a rotina muda radicalmente nos dois meses que antecedem a competição. Às sete da manhã, ela vai para a academia e já começa o dia focada na resistência física com um treino funcional. “Essa é a hora que eu tiro para suar a camisa e ganhar mais força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento e agilidade”, explica.
Esse tipo de atividade física tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, é item obrigatório durante esse período. Depois de um longo dia de trabalho, a Rainha do Carnaval 2012 volta para mais um treino na academia. Dessa vez, para ‘puxar ferro’ com o personal trainner Sterfesson Pontes, da Academia Amazon Fitness.
Não existe milagre. A temporada é regrada de sacrifícios. Entre eles: alimentação limitada e a despedida definitiva dos doces –em especial das latas de leite condensado, a maior tortura para Leão! “A parte mais difícil é regrar na hora das refeições, mas o Carnaval já está aí”, brinca.
O treinador é carrasco e supervisiona dieta, suplementação e séries de exercícios da Erika há quatro anos. “Não tem jeito. É pegar pesado e se preparar!”, diz Pontes.
A rainha da Mocidade Independente de Aparecida, Mayla Jessika Liarte, está na corrida contra o tempo para ganhar massa muscular. Com 1,62m de altura, ao contrário das dietas que exigem fechar a boca, neste caso, a ordem é comer! “Com a rotina de ensaios de quarta a domingo, é difícil cumprir horários e não pular refeições, mas até o sábado de carnaval, eu quero ganhar 5 kg”, arrisca.

Ainda dá tempo?
Se disposição não falta, o jeito é entrar na contagem regressiva e aproveitar os próximos 20 dias para turbinar a malhação. “É ilusão achar que o corpo pode mudar tanto em pouco tempo, mas é um incentivo para começar a se mexer”, convoca Mayla.
Entre os segredos das musas, processos estéticos como carboxiterapia, lipocavitação e drenagem linfática para diminuir o inchaço. “Alguns professores de Educação Física não acreditam nos resultados, mas eu sinto a diferença durante o tratamento”, comenta Mayla, que frequenta o mesmo estúdio que Érika, o Beleza Viva, localizado no Centro de Manaus.
Pela primeira vez à frente de uma agremiação, a rainha da Império da Kamélia, Karla Noely, é adepta da malhação há mais de seis anos. No período que antecede o desfile, o treino duplica. “Eu preciso adquirir resistência para aguentar os ensaios e, principalmente, o desfile”, diz a estudante de Educação Física. Conhecida como um dos corpos mais belos do carnaval manauara, a ex-passista do Reino Unido da Liberdade aconselha: não adiantar parar de comer! “Para levantar a autoestima, é só se dedicar e os primeiros resultados devem aparecer na terceira semana”. É apreciar as fotos e procurar a academia mais próxima!

Para cair na folia com saúde!
Para cair na folia com saúde, a nutricionista Isabela Monteiro dá dicas de como preparar o corpo para antes, durante e depois da temporada carnavalesca. De acordo com Isabela, uma forma de preparar o corpo antes do carnaval é aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão, comer carnes magras, com pouca gordura, pouco sal e beber bastante líquidos. “Os sucos de frutas e vitaminas de frutas com leite bati-dos com amêndoas, amendoim ou castanhas são sempre bem vindas”, a especialista dá a dica e completa destacando que elas ajudam a hidratar o corpo, conferem energia e aquele pique extra para cair na folia de carnaval. Durante o carnaval, o recomendável é beber mais líquido que o habitual – especialmente em cidades quentes como a capital amazonense e fazer pequenas refeições entre uma folia e outra. Para festas sob o sol escaldante, o uso de chapéus e protetor solar são indispensáveis.
“Depois de um tempo de folia, onde gasta-se muitas calorias e perde-se muita água, nada melhor que descansar e ingerir bastante líquidos. Porém, os menos aconselhados são os re-frigerantes e as bebidas alcoólicas que são ricas em calorias ‘vazias’ que não trazem nenhum benefício ao organismo, recomenda a nutricionista.
Já para recompor a saúde após o carnaval basta ingerir alimentos desintoxicantes como chá verde batido com alguma fruta ou um copo de limonada sem açúcar (pode ser mel) de 2 a 3 vezes por dia, pois eles ajudam a eliminar os resíduos do organismo e melhorar o humor.

Emyle Araújo

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