Pesquisar
Close this search box.

Projeto de circo inicia circulação em formato digital no Amazonas, neste sábado (8/5)

A reciclagem como uma ação sustentável e de preservação do meio-ambiente entra em cena com o projeto digital “Interditado: Circulação Além da Ponte”, da artista manauara Karine Magalhães. Iniciando neste sábado (08/05), pelo município de Novo Airão, o projeto também será realizado em Iranduba, Manacapuru (ambos em 09/05) e Manaus (15/05).

A iniciativa circense inclui, ainda, o espetáculo “Interditado”, último trabalho dirigido por Selma Bustamante; a oficina “Arte e Sustentabilidade”; e encerra com a live “Caminhos da Sustentabilidade”, que ocorre no dia 16/05, às 19h, no perfil @palhaca.meiokilo no Instagram, que será mediada pela artista Jaqueline Santos e participação da palhaça Meio Kilo.

Pelas dificuldades de acesso à internet e comunicação da população que reside nos municípios do interior do Amazonas e por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação foi adaptada ao modo semipresencial disponibilizando a instituições parceiras DVDs e pen-drives com o espetáculo na íntegra e a oficina “Arte e Sustentabilidade”, que trabalha a reutilização de materiais recicláveis e está dividida em dois segmentos: infantil, com a confecção de brinquedos, e adulto, com a elaboração de utensílios domésticos. 

As atividades serão mediadas pelas instituições Visão Mundial, em Manacapuru e Novo Airão, Abrigo Coração do Pai, em Iranduba, e Instituto Amazônia, em Manaus, que farão a distribuição de kits com materiais para as oficinas às famílias cadastradas em programas sociais que desenvolvem localmente, além da exibição do espetáculo “Interditado” e da oficina, mantendo o distanciamento social e com a doação de máscaras aos participantes.

Informações em @palhaca.meiokilo no Instagram

Márcia Novo prepara Live Eletroboi com artistas de Parintins

Foto: Divulgação

A cantora Márcia Novo vai realizar, no próximo dia 23 de maio, às 19h30, a live Eletroboi em Parintins. O evento contará com a participação de itens oficiais dos bumbás Garantido e Caprichoso, além de apresentar uma nova proposta de som para a Ilha Tupinambarana. 

O projeto vai além do som, conforme Márcia, a estética de imagem por meio de figurinos serão destaques do evento. Em especial, por trazer a imagem da mulher amazônida no boi-bumbá, fato que tem sido conquistado aos poucos. 

Entre as participações especiais estão o Pajé do Garantido, item campeão do último festival, Adriano Paketá; o grupo de dança Garantido Show; a cantora Vanessa Alfaia, o apresentador do Caprichoso, Edmundo Oran; Canto da Mata, um dos mais tradicionais grupos de toadas; a indígena Samela Sateré Mawé, liderança indígena que está à frente da Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism) e o premiado produtor musical Manoel Cordeiro, um dos ícones da música na região Amazônica. 

A live terá aproximadamente 3 horas de transmissão para todo o Estado pela TV aberta, Encontro das Águas (Canal 2.1, 13 / 513 HD – Claro TV) e pelos canais oficiais de Márcia Novo no YouTube e Facebook (https://www.youtube.com/user/popnovo) e (https://www.facebook.com/marcianovo) 

A live acontecerá no Píer do Kwati Club em Parintins, às margens do Lago Macurany. 

‘Agenda Virtual’ amplia cadastro para projetos da Lei Aldir Blanc no interior

Foto: Divulgação

A Agenda Virtual apoiada pelo Governo do Estado continua. Neste sábado, 08 de maio, a programação conta com a Escola de Capoeira Luta de Libertação, que realiza o “Encontro de Capoeira com Oficinas”, contemplado no Prêmio Feliciano Lana. No sábado, às 15h, o mestre Ricardo Camisa Furada comanda a oficina “Capoeira Angola” enquanto, às 16h, o mestre Gato encerra a programação, com o tema “Musicalidade”.

A Editora Valer apresenta, no sábado (08/08), às 10h, a live de lançamento do livro “O Festival da Canção de Parintins – Por meio das narrativas dos compositores”, de Hiana Magalhães, historiadora e mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contemplada no Prêmio Encontro das Artes. A live vai ser transmitida pela página da Editora Valer no Facebook.

Nos dias 15 e 16 de maio, às 16h, a artista Lis Nobre apresenta “Sisma – Performance de Circo Contemporâneo”, no Youtube. O solo trata, de maneira poética, sobre questões como distância geográfica e abalos sísmicos. O espetáculo é gratuito, mas é preciso fazer cadastro no Sympla.

Quem gosta de rap pode conferir o show “Catarina ao Vivo”, da amazonense Catarina, que reuniu as participações da DJ Rafa Militão, além de Lary Go & Strela, Caipora e Mn WCA. A apresentação, realizada por meio do Prêmio Feliciano Lana, está disponível na página da artista no Facebook e Youtube.  

Entre os dias 10 e 14 de maio, Tito Esteves vai ministrar o curso “Palco dos Sonhos”, no formato on-line, para o desenvolvimento emocional de artistas. As atividades estão programadas para acontecer das 17h às 20h.

‘Festival 5 Minutos em cena’ acontece neste fim de semana

Foto: Divulgação

O “Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance” chega a quarta edição ocupando o ambiente virtual com três dias de atividades, incluindo oficinas e apresentações artísticas. Durante a semana, aconteceram oito oficinas artísticas com professores de diferentes regiões do Brasil. 

Já no dia sábado (8/5), a partir das 18h (Manaus), no YouTube da Panorando (https://www.youtube.com/channel/UCzV7hMPxSo1-uTMgBv800bg ) acontecerão as apresentações das 20 cenas selecionadas para o festival, em fevereiro.

EM CARTAZ

08 MAI 2021/ 12h – Projeto Cajonando

O projeto “Cajonando” se destaca com o primeiro módulo aprovado no edital #FicaNaRedeManinho. Agora, terá a oportunidade de continuidade do projeto com aulas formativas técnico-instrumental ao Cajón por meio virtual em tempos atuais de pandemia. O primeiro módulo retratou sobre uma contextualização do instrumento e uma iniciação a técnica de mãos e de vassourinha com exercícios e aquecimentos de bases. A continuação contará com 04 vídeos pautados em algumas aplicações rítmicas e fundamentos rudimentares. Uma proposta de adaptações com base técnica pessoal.

09 MAI 2021/ 19h – Maués, tu és uma princesa

É um cd com 10 faixas produzido para homenagear a beleza do município de Maués.

13 MAI 2021/ 10h – Festival Yapai Waina- mulheres no graffiti

Primeiro Festival Internacional de Graffiti feminino da região norte do Brasil.

Presencial: Cidade de Presidente Figueiredo.

Online: https://www.facebook.com/Yapai-Waina-Festival-de-Graffiti-109807767855964/ e no Instagram https://instagram.com/yapaiwainafestival?igshid=sl7uiid72bld

De 13 a 15 de maio de 2021

10h às 16h – Instagram.

19h às 21h – Facebook.

15 MAI 2021/ 15h -Lançamento DVD: Jander Manauara – “Do Rip Rap ao Flutuante”

Valorizando e enaltecendo as águas que cercam toda a cidade de Manaus, muitas vezes desvalorizadas, maltratadas e não vistas como o começo e o fim de tudo, Jander Manauara aborda questões ambientais, sustentabilidade e arte no projeto “Do Rip Rap ao Flutuante”, DVD contemplado através do edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc 2021.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar