Pesquisar
Close this search box.

Procura por formação técnica aumenta cerca de 200% no AM

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/05Mai/07/senac%202323232.jpg

A procura pelos cursos técnicos do Senac Amazonas teve um aumento de 200% nos primeiros meses de 2019, com em relação ao ano passado. A capacidade prática dos técnicos é um fator determinante na empregabilidade desses profissionais e tem atraído o olhar e a preferência do empresariado. 

Para o gestor do Centro de Informática do Senac, Nailson Andrade, o momento em que passa a economia do país tem incentivado todos os setores a serem criativos e a repensarem sua atuação no mercado e, isso também se reflete na contratação dos profissionais. 

“O que a gente observa é que a grande maioria das pessoas com Graduação não tem uma formação específica ou especializada na área técnica, com isso, o mercado dos técnicos tem crescido ao longo dos anos. Os empresários precisam de pessoas que saibam fazer e tenham experiência prática dentro da sua área de atuação”, destaca. 

O Senac é referência na formação de pessoas de nível técnico e atua nos diversos segmentos. A instituição de ensino forma apenas na área de tecnologia, ao longo do ano, pelo menos 8 mil pessoas, em cursos de qualificação profissional, capacitação técnica e no Técnico em Informática. 

O Técnico de Informática tem 1200 horas e três formações no mesmo curso. O aluno consegue trabalhar no reparo de equipamentos de tecnologia, infraestrutura e suporte à redes de dados e administração de servidor, na área de desenvolvimento e programação para dispositivos móveis e para web. 

“É  um curso que possibilita várias entradas e, alinhado com essa formação, ainda existe um grande crescimento das startups no Brasil, ou seja, grandes empresas ou pequenos negócios de tecnologia propondo soluções para problemas. Os alunos são estimulados a serem empreendedores, a criar novas ideias e recriar soluções”, disse Nailson. 

Empregabilidade

Em um breve comparativo das vagas que surgem no mercado de trabalho, em grandes sites especializados como Manager, Catho, Vagas Manaus, por exemplo, observa-se que mais de 60% das vagas são destinadas para profissionais com formação técnica. 

Conforme o gestor, o aprender fazendo do Senac permitiu que os alunos Emerson Moreira e Emerson de Souza adentrassem o mercado de trabalho antes mesmo que concluíssem o curso. A dupla é finalista do Técnico em Informática do período noturno.

“Vim com o intuito de melhorar ainda mais minha profissão. Eu já sou da área e fiquei impressionado com o que aprendi e aprendo aqui. O Senac tem me ensinado formas de ganhar dinheiro, de elaborar projetos, ter ideias e colocá-las em prática. A formato do ensino é diferenciado e nos desafia a nos superar. Pretendo alçar voos mais altos, com certeza”, disse Cristiano. 

Se para o Cristiano, que já atuava na área, o curso técnico foi primordial na questão da empregabilidade, para o colega de turma Emerson, a formação foi o pontapé inicial na busca de outros sonhos. 

“O curso técnico foi uma chave para uma porta que estava fechada, a porta do emprego. Através dessa formação eu consegui achar trabalho. A minha expectativa era apenas ganhar um certificado na área de informática, mas experimentei um crescimento profissional. Pretendo seguir na área. Vou me dedicar à essa oportunidade. O próximo passo é começar a faculdade”, conta Emerson. 

Além do curso Técnico em Informática, o Senac Amazonas atua na formação de técnicos em Cozinha, em Guia de Turismo, em Rádio e Televisão, em Estética, em Podologia. A lista completa dos cursos bem como valores e datas podem ser acessados no site am.senac.bre por meio do telefone (92) 3198-2000. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar