Pesquisar
Close this search box.

Primeira startup de artes do Norte participa da Expo Amazônia Bio&TIC

No ar como a primeira plataforma streaming de produções audiovisuais independentes da região norte, o Sonoraplay, participa como startup, da Expo Amazônia Bio&TIC, que inicia em Manaus nesta quinta-feira, 30 e vai até o dia 2 de julho. A startup apresenta shows, filmes, podcasts e outros conteúdo autorais de artistas independentes da região Norte e, além de serem conteúdos de alta qualidade para a audiência, monetizam o produto para o artista. “Somos uma startup nascida em Manaus. Buscamos beneficiar diretamente os artistas e produtores independentes, a começar pelo cenário da Amazônia, já que inauguramos com 21 shows de músicos de Manaus e já temos 70 obras e cerca de 180 conteúdos catalogados e disponíveis para nossos assinantes, como behind the scenes, making off, traillers e outros conteúdos interessantes e divertidos” comentou Raquel Omena, CEO da Sonoraplay.

A plataforma gravou 21 shows durante o ano passado de forma gratuita para os artistas independentes. “Sabemos que um produto audiovisual como um DVD digital é muito caro. Por isso, gravamos de forma gratuita para eles e esse material está em cartaz na plataforma. Hoje, quem acessar o site: www.sonoraplay.net vai se deparar com filmes, documentários e shows, feitos pelos nossos artistas do Norte. A qualidade é impressionante”, diz Raquel.

A startup foi idealizada por artistas e é orientada ao artista/produtor independente. O principal objetivo da plataforma é criar um ambiente de streaming com audiência para as obras que acabam se perdendo no meio de tanta plataforma inundada de conteúdo oriundo da indústria cultural. “A concorrência é desleal. Os independentes não possuem a máquina de propagação que a indústria tem para acessar o mercado. O que queremos é que os artistas independentes ganhem espaço e monetizem de forma satisfatória suas produções. Criando um ambiente rico em produções, conseguimos atrair o público e fazer com que esse material compartilhe a audiência”.

Nascida no ano passado, a plataforma Sonoraplay tem se inserido na rotina de entretenimento de Manaus de forma rápida. No último final de semana, a startup ativou um circuito de artes no evento Povos Criativos, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, no Centro Cultural Povos da Amazônia. Além de convidar duas artistas que estão em cartaz na plataforma para se apresentar no palco, sessões de cinema foram viabilizadas com os filmes que já estão em cartaz no Sonoraplay. Além disso, outras novidades devem pipocar por aí, já que a plataforma está buscando novas parcerias para colocar esses artistas e suas artes para o grande público.

O Sonoraplay chega agora à Expo Amazônia e apresentará seu modelo de negócio na área de totens Bio 2, 25. Lá o visitante pode acessar a plataforma e dar uma espiadinha nas obras em cartaz, Há filmes premiados de toda a região Norte e shows de artistas locais. Para Raquel, as futuras estrelas da arte e entretenimento estão na plataforma. “O que queremos é que esses artistas ganhem projeção. Talento eles têm de sobra e as obras são de altíssima qualidade. É só abrir a plataforma e se surpreender a cada DVD”, garantiu.

Sobre a participação da plataforma na ExpoAmazônia, a equipe Sonoraplay espera mostrar esse novo modelo de negócios e atrair a curiosidade dos visitantes para conhecer os novos artistas. A startup quer amplificar a arte amazônica para o mundo e impulsionar a produção independente ao nível que ela merece.

ExpoAmazônia

A “Expo Amazônia Bio & TIC – A Revolução da Amazônia” prevê grandes nomes e números. Espera 15 mil visitantes, 100 startups, mais de 30 institutos e 30 empresas, acima de 80 palestrantes de alto nível e R$ 20 milhões em negócios. O diretor-Executivo da Associação do Polo Digital de Manaus, Murilo Monteiro, explicou que todas as startups são do Amazonas. “Isso prova o potencial da Amazônia em produzir em matriz tecnológica. Esperamos muito mais em volume de negócios. A inovação está presente em centenas de negócios no Estado. É isso que o visitante vai encontrar na feira”, disse o dirigente em recente entrevista ao Jornal do Commercio.

Programação

A Expo Amazônia Bio&TIC acontece entre os dias 30/06 ao dia 2/7, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, situado na zona Centro-Oeste da capital.

O evento gratuito será aberto ao público, que vai precisar apresentar a carteira de vacinação ou comprovante da 2ª dose da vacina contra a Covid-19, além de fazer inscrição por meio do aplicativo Sasi, disponível nas lojas de aplicativos do celular.

O evento será aberto oficialmente pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Além dele, estarão presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Paulo Alvim, o governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, dentre outras autoridades.

Além deles, a coordenadora Andréa Bolzon do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento André(PNUD/ONU), vai palestrar e abordará Amazônia e os objetivos para o desenvolvimento sustentável.

A ExpoAmazônia está alicerçada em mais de dez Trilhas, que apresentam temas que vão desde a discussão sobre a Cadeia de Valores em Bioeconomia, passando por Oportunidades de Negócios até chegar à Biotecnologia de Alto Valor Adicionado para a Amazônia, à Zona Franca Digital e suas Tecnologias de Vanguarda à Indústria 4.0, dentre outros assuntos. Todas contando com diversas palestras com subtemas variados, focados no desenvolvimento de debates que objetivam trazer à luz assuntos de interesse para os ecossistemas de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação da região.

Já na sexta-feira (1º/7), a ExpoAmazônia inicia com o tema-principal Amazônia Verde´, que trará vários tópicos dentre eles, a palestraFitoterápicos para o desenvolvimento das cadeias endógenas – a importância da biodiversidade no setor farmacêutico´, por Norberto Prestes Júnior (ABIQUIFI).

No sábado (2/7), último dia do evento, a Expo abre com o tema Zona Franca Digital´, finalizando com aTrilha do Conhecimento: fomentos e investimentos para inovação´.

Dentre a programação, o público poderá participar do Amazon Code Challenge – atividade que permite ao participante mostrar habilidades para resolver problemas computacionais. Outro espaço importante para os presentes trata-se da Arena Business Sebrae´, para quem é empreendedor ou está em busca de soluções para o seu negócio.

As crianças e adolescentes também terão o espaço `Makers & Kids´, para aprender a cultura maker, baseada na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos com as próprias mãos.

A ExpoAmazônia busca atender a tríplice hélice de um ecossistema de inovação: Governo, Academia e Empresas, tornando-se oportunidade para networking e geração de negócios. De acordo com Murilo Monteiro (foto), diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), o evento foi pensado para todos participarem.

“Seja um grande varejista, seja um pequeno comerciante, seja uma indústria, uma escola, um hospital, ou qualquer outro setor da economia, acreditamos que quem não inovar ficará para trás. É importante conhecer alternativas para tornar o dia a dia mais fácil. Portanto, o convite é válido a todos que desejam conhecer diversas soluções desenvolvidas aqui”, diz Murilo.

O evento é gratuito e aberto ao público, as inscrições estão abertas no site do evento: www.expoamazônia.com.

Na entrada do evento, será exigida a carteira de vacinação ou comprovante com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.


A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

SERVIÇO

O que é – ExpoAmazônia BIO&TIC 2022
Onde será – Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques
Quando – de 30/06 ao dia 2/7
Horário – das 14h às 20h
Inscrição – https://expo-bio-2022.sasi.com.br/

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar