Pesquisar
Close this search box.

Não é só salário: 37% da Geração Z buscam aprendizado no trabalho

Um bom salário é capaz de segurar a geração Z numa empresa? Segundo a pesquisa FEEx – FIA Employee Experience 2021 –, com a Geração Z no mercado de trabalho (17 a 22 anos), 37% dos participantes visam oportunidades de aprendizado, enquanto apenas 14% valorizam mais remuneração e benefícios.

Em contrapartida, o estudo também mostra que essa geração tem a tendência de deixar as empresas atuais em busca de oportunidades melhores: 8% dos jovens entrevistados já se candidataram a uma vaga de emprego em outra empresa, sendo um índice 33% maior do que os outros grupos etários.

Para nativos digitais a carreira é importante?

A pesquisa, realizada em 2021, contou com a participação de 290 empresas e mais de 180 mil participantes. O estudo avaliou as características profissionais desta nova geração, e constatou que a Geração Z é mais responsável por seu desenvolvimento e carreira, à medida que entende os critérios para promoções.

Dessa forma, ela busca conhecimentos com seus gestores e até fora da empresa, compreendendo que a avaliação de desempenho recebida contribui para o seu crescimento.

“O mais marcante dessa geração é a sua relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que essas pessoas vivenciaram, desde muito jovens, o momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet. São também chamados de nativos digitais, conhecidos por serem cidadãos do mundo, além de terem uma forte responsabilidade social e ambiental”, comenta Lina Nakata, estudiosa da FIA.

Busca constante move Geração Z

Outro ponto que chama atenção é que a Geração Z tem uma chance de saída mais rápida da empresa. Enquanto, no total de funcionários pesquisados, 6% buscam uma saída voluntária mais imediata (em até 1 ano), isso acontece para 11% do total daqueles que têm até 22 anos de idade.

Além disso, enquanto 39% dos participantes querem ficar na empresa até se aposentar, por gostarem do seu trabalho atual, apenas 23% da Geração Z tem essa mesma expectativa.

Por fim, a pesquisa ainda questionou se os entrevistados estavam buscando novas oportunidades enquanto estavam trabalhando – 3% afirmaram na ocasião que participavam de um processo seletivo em outra organização.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar