Pesquisar
Close this search box.

Prevenção ao crime no interior

https://www.jcam.com.br/PGA8_3003_008.bmp

PM atua na prevenção para evitar surgimento de “manchas criminais” nos municípios

Inteligência. Essa é a aposta da Polícia Militar do Amazonas para atuar preventivamente no interior do Estado a fim de reduzir os índices de violência nos municípios marcados pela chamada “mancha criminal”. Essa mancha é verificada a partir da coleta semanal de indicadores de violência nos municípios amazonenses, com dados sobre número de homicídios, roubos, furtos de veículos e outras ocorrências.
A partir da identificação do surgimento dessas “manchas criminais” o comando desloca policiamento para essas áreas. O diretor de comunicação da PMAM, tenente-coronel Willer Abdala, explica que é realizada uma reunião semanal, na quinta-feira, com a participação de representantes dos quatro comandos da PM, CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), CPI (Interior), CPA (Ambiental) e CPE (Especializado), para definição de ações a partir do fim de semana. “Nós deslocamos reforço policial nos locais onde verificamos essa mancha criminal a fim de empregar os recursos disponíveis nestes locais”, acrescentou.
As ações preventivas de inteligência também incluem o reforço de policiamento nos municípios nas datas em que são feitos pagamentos dos servidores públicos e em locais de jogos do campeonato amazonense, assim como festas regionais de cada localidade. “Nós procuramos prevenir ocorrências”, explicou o representante da PM. A inclusão do Ronda no Bairro em 12 municípios do Estado é outra atividade para fortalecer a prevenção ao crime, com aumento do efetivo e de equipamentos, como viaturas e armas.
As áreas de fronteira são outra preocupação de todas as esferas governamentais diante de uma série de situações críticas verificadas nestes locais, como tráfico de drogas, exploração ilegal de madeira e contrabando de produtos. A polícia integra o esforço do governo do Estado no programa Esfron (Estratégia Estadual de Segurança Pública Integrada para a Região de Fronteira e Divisas do Amazonas) buscando a prevenção de ocorrências nestas localidades. “Também fazemos operações sistemáticas nas rodovias estaduais para garantir a segurança dos motoristas e evitar crimes ambientais”, acrescentou.

Fred Novaes
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar