Pesquisar
Close this search box.

Preocupação cada vez maior

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/01/ricardo%20salles%202034.jpg

Cada vez que uma autoridade do Governo Federal se manifesta contrária a algum setor da Zona Franca de Manaus, cresce a preocupação das autoridades, dos empresários, trabalhadores e do povo do Amazonas. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) jamais se manifestou desse jeito. Pelo contrário, sempre que pode, ele lembra que o modelo de desenvolvimento foi criado no Regime Militar e demonstra alguma simpatia por ele. Seus auxiliares, entretanto, vão se manifestando, um a um, em posições e colocações que põem em xeque o Polo Industrial. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já deixou claro que é contrário a qualquer política de incentivo fiscal, e sempre que pode toma alguma medida para liquidar este tipo de incentivo ao desenvolvimento regional. Agora foi ninguém menos que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que condenou a produção de bicicletas na ZFM, dizendo que as indústrias da região deveriam se dedicar à produção relacionada à biodiversidade. A bancada do Estado no Congresso Nacional promete não deixar barato qualquer nova postura que coloque em perigo o modelo.

RESPOSTA

O senador Eduardo Braga (MDB) gravou um vídeo rebatendo Salles e lembrando que a produção de bicicletas não apenas ajuda a manter a floresta em pé, como também vai de encontro a tudo o que de mais moderno existe em termos de modais de transporte que não agridem ao meio ambiente. Ele também publicou artigo no jornal Folha de S. Paulo questionando Paulo Guedes, depois que este disse, no Fórum Econômico Mundial, que a pobreza é a maior inimiga da preservação ambiental.

GRANDES OBRAS

Chegando ao último ano de seu mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) anunciou que 2020 será de realização de grandes obras. Os principais projetos de infraestrutura em execução ou em licitação pela Prefeitura de Manaus foram a pauta da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, que reuniu membros e secretários municipais no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Manaus.

ATENÇÃO BÁSICA

A Prefeitura de Manaus fechou o ano de 2019 com índice parcial (até novembro) de 51,5% de cobertura da Atenção Básica em Saúde. As informações são do e-Gestor, plataforma web oficial para centralização dos acessos e perfis dos sistemas da Atenção Básica, que agrupa informações próprias para os gestores estaduais e municipais. Com isso, a saúde no município registra um crescimento que coloca a cidade à frente do Rio de Janeiro (51,26%), Curitiba (48,56%) e Salvador (39%), sendo a segunda capital do país que mais cresceu em cobertura – 5,71% em 11 meses – ficando atrás apenas de Florianópolis (8,2%)..

BOLSAS

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas se reuniu com integrantes da Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação da instituição para discutir as novas regras de deliberação de cotas de bolsas de estudo nas modalidades de mestrado e doutorado, a serem distribuídas às instituições de ensino e pesquisa do Amazonas, vinculadas ao Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu para a edição 2020/2021.

PRAZO

O Ministério Público Eleitoral e o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) têm até a próxima segunda-feira, dia 3, para recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral que julgou improcedentes, por cinco votos a um, os três processos contra David Almeida (Avante) nas eleições suplementares de 2017. As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral e uma representação acusavam Almeida de conduta ilícita e abuso de poder político ou econômico.

FITOTERÁPICOS

Em um trabalho de cooperação inédito, entidades voltadas para as áreas da pesquisa, inovação e serviços no Amazonas estudam a identificação de insumos para inserir, até 2022, cinco plantas da biodiversidade amazônica na lista de fitoterápicos da rede do Sistema Único de Saúde. O estudo faz parte dos trabalhos da “Rota da Biodiversidade no Amazonas”, programa ligado às “Rotas de Integração Nacional”, do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

AGRADECIMENTO

Durante a realização da 240ª Reunião Ordinária do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, o presidente da entidade, Wilson Périco, agradeceu ao superintendente da Zona Franca de Manaus Alfredo Menezes, pelas ações postas em prática pela Autarquia em 2019 visando ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus e à busca pela manutenção dos diferenciais comparativos da região em prol da competitividade da indústria regional e dos índices de geração de empregos e investimentos produtivos no Brasil.

HACKERS

A Delegacia Interativa, da Polícia Civil do Amazonas, orienta a população a redobrar as medidas de segurança para evitar as invasões de hackers a dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, laptops e contas em redes sociais. Esses crimes estão associados a casos de estelionato, com prejuízos financeiros às vitimas. Ano passado, mais de 163 Boletins de Ocorrência sobre esse tipo de crime foram registrados na unidade especializada em investigar os crimes virtuais.

FRASES

“Nossa gestão foi pautada na Manaus do futuro, em ações que ultrapassem o meu mandato. O alicerce de todas as obras que iremos executar este ano, que para mim será o ápice do nosso trabalho, foi, sem dúvida, o equilíbrio fiscal”" Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“O ministro deixou claro o papel estratégico da ZFM ao declarar, em Davos, que o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza.” Eduardo Braga (MDB), senador, sobre declaração do ministro Paulo Guedes no Fórum Econômico Mundial

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar