Pesquisar
Close this search box.

Prejuízos em toda a cidade com chuvas

As fortes chuvas desde o início da manhã de segunda-feira geraram prejuízos em toda a cidade. Até a tarde de segunda, muitos bairros ainda estavam sem energia elétrica em decorrência principalmente das quedas de árvores. A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atuou em Estágio de Atenção nas ocorrências registradas nos diversos pontos da cidade, devido às fortes chuvas.

As ações aconteceram de forma coordenada e colaborativa entre órgãos como a Casa Militar e a Defesa Civil do município, além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências impactaram o município, afetando a rotina de parte da população.  De acordo com a Defesa Civil, no momento, núcleos de chuva atuam em toda a cidade, com mais de 66 ocorrências que atingiram diretamente 103 famílias, registradas por meio do 199, até as 16h desta segunda-feira.

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou desde cedo as operações, diretamente da sala de monitoramento. “Depois de um grande temporal e uma chuva forte, com rajadas de ventos fortes e muitos prejuízos para a cidade, estamos conseguindo atuar de forma rápida, dando soluções rápidas, com as equipes acompanhando in loco as ocorrências registradas, não só da Defesa Civil,  mas também do trânsito e transporte. Tudo isso aqui do CCC,  para minimizar os efeitos desse grande temporal”, disse Almeida.

Equipes da Prefeitura ficaram de plantão ao longo do dia/Crédito: Divulgação

Ocorrências

Devido ao temporal com chuva e ventos fortes, foram registrados 15 desabamentos, 12 deslizamentos de barrancos, 15 destelhamentos de casas, 16 tombamentos de árvores, entre outras ocorrências.

“Nossas equipes estão em campo fazendo a análise dos riscos e encaminhando aos órgãos competentes, para que possamos dar o melhor atendimento”, enfatizou o chefe de Divisão de Resposta da Defesa Civil, José Mendes.

Mais chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade do vento, na manhã de ontem, teve picos de 80 km/h, e ainda, mais de 26 milímetros de águas acumuladas.

Uma chuva moderada aconteceu durante todo o dia. De acordo com o IMMU, 16 semáforos estavam desligados devido à falta de energia elétrica, em diversos pontos da cidade. Segundo o supervisor do Centro de Controle Operacional do instituto, José Roberto Veloso, mais de 130 agentes estão, desde as primeiras horas da manhã, garantindo a fluidez da mobilidade urbana.

“As fortes chuvas desde o início da manhã geraram vários transtornos na cidade. Destacamos mais de 130 agentes para garantir a fluidez do trânsito, que teve pela manhã um total de três acidentes, sendo dois com danos materiais e um com vítima lesionada. A circulação de carros foi afetada em vários bairros devido ao tombamento de árvores, que quebraram fios e cabos, impedindo o tráfego de veículos”, destaca.

Com as chuvas mais moderadas no início da noite, o CCC passará a operar em Estágio de Mobilização.

“Esse estágio é o segundo nível, em uma escala de cinco, que foi criado e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade e que há possibilidade de nova mudança de estágio devido a chuva ou outros fatores. Depois que as chuvas ficam mais leves, os riscos de desabamento continuam e é por isso que o CCC funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para garantir que a população, independentemente do horário, do dia ou da situação climática, tenha suas crises solucionadas”, relata Sandro Diz, superintendente do Centro de Cooperação da Cidade.

Central de atendimento

A Prefeitura de Manaus orienta que as pessoas afetadas pelas chuvas entrem em contato com a Central de Atendimento 199 e acione o órgão, para que técnicos possam ir ao local do sinistro e realizar o atendimento.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuou no atendimento às demandas oriundas dos prejuízos causados pela chuva. Ao menos 16 equipes com 300 trabalhadores foram mobilizadas e atenderam as ocorrências registradas pela Prefeitura de Manaus. O secretário da pasta, Sabá Reis, acompanhou a ação das equipes.

Durante as primeiras horas do dia, a Semulsp trabalhou na retirada de mais de 15 árvores tombadas nas ruas e avenidas da capital amazonense. A atenção aos igarapés que entrecortam a cidade também foi redobrada, nesta segunda-feira.

“O temporal fez um grande estrago na cidade. Em todos os locais de Manaus afetados, a Semulsp está atuando, desobstruindo ruas e retirando árvores caídas. Foi para isso que o prefeito David se elegeu, para responder na hora àquilo que for da nossa competência”, destacou o secretário Sabá Reis.

Entre os locais atendidos pela Semulsp estão as avenidas Costa e Silva, 7 de Setembro, Rodrigo Otávio, Umberto Calderaro, Guilherme Paraense, Santa Cruz Machado, Tenente Roxana e os bairros Santos Dumont, São Jorge e Compensa, além das ruas Gabriel Soares de Souza, Melo Gomes, Edward Costa, Monte Gilboa, alameda Alaska, alameda Egito e boulevard Álvaro Maia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar