Prefeitura finaliza entrega de kits nas escolas municipais

Mais de 242 mil alunos das 496 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus foram beneficiados pelo projeto “Hora da Merenda”. Em uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os kits alimentícios foram entregues às famílias dos estudantes das zonas urbana e rural da capital amazonense. A medida foi adotada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para garantir alimentação das crianças que estão em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, e que seguem com estudos a partir do projeto “Aula em Casa”.

“Em cumprimento à determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto e pela garantia da segurança alimentar dos nossos alunos, como está previsto na legislação, nós conseguimos entregar os kits de alimentação aos estudantes de todas as escolas das zonas urbana e rural. Estamos muito felizes em ter conseguido fazer todas as entregas”, destacou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

A secretária mencionou também a distribuição dos kits na zona rural, garantida pela efetiva participação de professores e assessores. “Ao mesmo tempo que esses alunos recebem os kits, os professores também entregam matérias com atividades escolares impressas para uma boa parte desses estudantes, que não tem acesso ao projeto ‘Aula em Casa’ pelas plataformas digitais ou pela TV aberta”, comentou.

Os primeiros kits do “Hora da Merenda” foram montados com alimentos que estavam no depósito da Central de Abastecimento e Logística e nas unidades de ensino da Semed. Mas, para finalizar as entregas, foi necessário adquirir novos, compostos por itens como açúcar, arroz, biscoito salgado, feijão, macarrão, achocolatado em pó, leite integral em pó e óleo de soja. Todos os kits foram entregues lacrados às unidades de ensino.

O diretor de Suprimentos e Logística da Semed, Leís Batista, explica a estratégia para concluir as entregas de mais de 244 mil kits de alimentos. “Montamos uma força-tarefa, trabalhamos sábados, domingos e feriados, e conseguimos atender 100% das nossas escolas”, informa Leís.

A Semed informa aos pais ou responsáveis por alunos, que por algum motivo não conseguiram ir até a escola para retirar os alimentos, devem entrar em contato com a unidade de ensino, para a retirada, em data a ser agendada, do kit do “Hora da Merenda”. Os kits que “sobraram” foram devolvidos para o depósito central da secretaria.

Auxílio “Nossa Merenda”

Desde o início do pagamento do auxílio “Nossa Merenda”, no dia 8 deste mês, mais de 28 mil famílias já receberam o benefício. O projeto vai atender as necessidades de mais de 58 mil alunos da rede municipal de ensino, que recebem o Bolsa Família e que vivem em vulnerabilidade social ou em extrema pobreza. O pagamento acontece pelo aplicativo “Carteira BB”, que pode ser baixado em qualquer aparelho celular.

O programa segue os moldes previstos pela Lei Municipal 1.402/2010, que instituiu o Bolsa Família Municipal Consorciada (BFMC), destinado à transferência de renda mínima para famílias em situação vulnerável.

Caso algum beneficiário não tenha conseguido receber a primeira parcela, ele deve preencher o formulário, disponível no site da secretaria, e caso os dados estejam corretos, a família receberá o pagamento na próxima remessa com retroativo. O link para acesso é o https://forms.gle/iv9hWtkiCPye4yaW6.

“Estamos aguardando as escolas repassarem algumas informações sobre os beneficiários, para iniciarmos os trâmites da segunda fase do programa. As unidades de ensino têm até segunda-feira, dia 13, para encaminharem os dados”, disse Leís Batista, sobre a segunda parcela do auxílio.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email