Pesquisar
Close this search box.

Pousadas de destaque em Manaquiri

Um local para quem deseja ficar na mais completa tranquilidade, longe do tumulto e da barulheira de Manaus. É assim na Pousada Janauacá, no município de Manaquiri, às margens do lago do Janauacá, comunidade do Italiano. E a pousada é novíssima. Começou a ser construída em abril, ainda está em obras de ampliação, mas já recebeu seus primeiros hóspedes.

A Pousada do Janauacá foi construída numa terra alta – Foto: Divulgação

“Como aqui nessa região não temos pousadas ou hotéis de selva, meu irmão Nélio Holanda de Oliveira, resolveu investir nesse empreendimento e tão logo começou a divulgar que já estava recebendo hóspedes, apareceram os primeiros interessados”, contou Petrônio de Oliveira, que gerencia a pousada enquanto o irmão trabalha em Manaus.

Petrônio disse não saber por que a comunidade tem esse nome. A história que contam é que um italiano, ou uma família de italianos, teria morado no lugar em tempos passados. O certo é que a comunidade é uma das 15 existentes dispersas nas margens do imenso lago do Janauacá. Janauacá também tem significado desconhecido.

A vista segue pela longa extensão do lago – Foto: Divulgação

O interessante da Pousada Janauacá é que ela surgiu a partir de um casebre quase abandonado, existente no terreno. O casebre foi totalmente restaurado pelo próprio Petrônio. As antigas e envelhecidas paredes foram envernizadas, o telhado recebeu atenção especial e uma área externa foi construída e transformada em redário. A pousada está construída numa terra alta de onde se pode ver uma grande extensão do lago.

“E aqui dá para pescar. Esse lago é rico em várias espécies de peixes, tucunarés, carás, piranhas”, avisou.

Menos de duas horas

“Esse terreno estava à venda, então o Nélio resolveu investir em turismo, um segmento que vem crescendo aqui em Manaquiri. Do casebre que existia surgiu essa bela pousada”, destacou.

Atualmente a Pousada Janauacá possui a recepção, onde funciona o restaurante, e dois quartos com ar-condicionado, sendo um deles, suíte. Mas o projeto de Nélio é construir chalés na direção das matas, ainda abundantes na região. O Wi-Fi é disponibilizado para o hóspede.

“Não servimos café da manhã, nem refeições. A proposta é que o hóspede traga seu próprio alimento e prepare as refeições. Toda a estrutura para isso é disponibilizada, fogão, geladeira, panelas, talheres e louças. Na pousada não fica ninguém, além do hóspede. Agora, se ele quiser, podemos dispor moradoras da região para preparar o café e as refeições”, disse.

“Também se o hóspede desejar conhecer a região, se aventurar pelo lago e a floresta, o ideal é que se utilize dos serviços de guias, que conseguimos entre os moradores locais. A contratação dos comunitários para esses serviços é importante para a economia da região”, completou.

A Pousada também disponibiliza canoas para quem quiser testar as habilidades de pescador nas tranquilas águas do lago, habitat de várias espécies de peixes, sob o olhar atento de canários, socós, gaviões, garças e ciganas. Estas, inclusive, têm um viveiro nas árvores próximas ao empreendimento.

De segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e aos sábados, a partir de 10h, ajatos (M.J. Soares, Dona Joana, Expresso Soares) partem rumo ao Manaquiri saindo da balsa amarela, na Manaus Moderna.

“Basta avisar ao piloto que quer ficar na Pousada Janauacá, que ele vem deixar aqui na beirada. A viagem demora menos de duas horas. Para voltar, é só acertar um horário para ele vir pegar no mesmo local”, avisou Petrônio.

Informações: 9 8423-3886.

Balneário na cidade

Balneário, para quem quiser lazer na cidade – Foto: Divulgação

Agora, quem preferir permanecer na cidade de Manaquiri, tomando banho de piscina, a dica é o Empório Clube do Joselho, um balneário aberto para o público, com taxa de R $5,00 para entrada. O Empório começou a ser construído em 2019, num terreno de propriedade do pai de Joarlesson Martins. Com o falecimento do pai, o jovem empreendedor continuou com as obras de ampliação do espaço e criação de mais áreas de lazer, no terreno. O balneário possui duas piscinas, uma para adultos e outra infantil.

“Temos ainda a quadra de vôlei, de areia, e está nos planos uma sala de jogos, sinuca, ping-pong, pebolim”, adiantou.

O Empório Clube é o local de Manaquiri onde as pessoas podem tomar banho de piscina, ouvir música ambiente, ou ao vivo, nas festas mensais, tomando cerveja com tira-gostos.

“Estamos criando um cardápio com os mais variados tipos de tira-gostos exclusivos, além dos tradicionais. Queremos que o balneário seja um ponto de referência na cidade para quem estiver à procura de algumas horas de diversão e lazer”, falou.

Uma vez por mês, no espaço, acontece uma festa com música ao vivo, inclusive com cantores e bandas de Manaus.

O Empório Clube do Joselho funciona de sexta-feira a domingo, o dia inteiro, e os frequentadores podem aproveitar para acompanhar, no telão, os jogos dos principais campeonatos de futebol do Brasil e do exterior.

Informações: 9 8431-0313.        

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar