Pesquisar
Close this search box.

Por que a demora?

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/Janeiro%206/Janeiro%207/Janeiro%208/Janeiro%209/Janeiro%2010/Janeiro%2011/Janeiro%2012/Janeiro%2013/Alfredo%20Menezes.JPG

O meio político e empresarial ainda não consegue explicar nem compreender por que o coronel do Exército Alfredo Menezes ainda não foi nomeado oficialmente superintendente da Zona Franca de Manaus, mesmo já tendo seu nome confirmado pelo Governo Federal. A principal autarquia da região está paralisada diante do impasse. O próprio indicado tenta entender o que está ocorrendo nos corredores de Brasília. Há quem aposte que o ministro da Economia, Paulo Guedes, esteja aguardando uma chance de negociar com a bancada do Amazonas, colocando como essencial o apoio de deputados e senadores do Estado à reforma da Previdência, em troca da operacionalização da Suframa. Mas há também quem garanta que há concorrentes na pista, sendo o principal deles o deputado federal Pauderney Avelino (DEM), que fica sem mandato a partir do dia primeiro de fevereiro e é amigo próximo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que já havia garantido que o parlamentar faria parte de seu governo. Fato é que a ZFM não pode ser tratada com tanto desdém.

DURO

Na semana passada Bolsonaro telefonou ao senador Omar Aziz (PSD), que havia mandado um recado ao presidente sobre a necessidade de nomear Menezes. O mandatário não quis entrar no assunto específico do coronel, mas perguntou e teria o apoio do parlamentar para votar a reforma da previdência. “Só se o senhor garantir as vantagens comparativas da Zona Franca”, respondeu Aziz. “Se deixar o Paulo Guedes nos atacar, o senhor terá 45 senadores na sua oposição, a maioria da Casa”, acrescentou.

SAMBA DOIDO

Os integrantes do PSL local não se entendem. O delegado Pablo Oliva, que é deputado federal eleito e foi escolhido como presidente regional da legenda, não dialoga com o ex-presidente, coronel PM Ubirajara Rosses, nem com o irmão deste, o deputado estadual eleito Péricles Nascimento, delegado civil. Isso estaria atrapalhando a interlocução do Amazonas com o Governo Federal.

NOVO VELHO

O Partido Novo no Amazonas está sob o domínio do empresário Durango Duarte, velho conhecido do meio político como controverso pesquisador e coordenador de campanhas. Ele acaba de coordenar a campanha fracassada do senador Omar Aziz (PSD) ao Governo. Agora se apresenta como uma “novidade”

MENOS PAPEL

A partir deste mês todos os fornecedores devem atualizar suas certidões pelo sistema e-compras, sem a necessidade de comparecer na Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo. O serviço tem como intuito levar praticidade e conforto aos usuários, além de reduzir o volume de papéis.

TRETA

Não convidem para a mesma mesa o atual presidente do Garantido, Fábio Cardoso, e o vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros (PSL), agora ex-amo do boi, depois de 23 anos. No domingo, o primeiro anunciou a substituição do segundo pelo sobrinho Gaspar Medeiros, acrescentando que promoveria uma festa para despedir-se do ítem. Já tarde da noite, Medeiros postou desabafo nas redes sociais e recusou a “homenagem”

IMERSÃO

A maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, o Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, foi a fonte de inspiração para o planejamento de aulas da professora de física Eloides Melo, 28 anos. Mestre em Ensino da Matemática e Ciências, ela foi a única representante do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino durante a imersão de 16 professores da rede pública do Brasil no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas (SP).

RESGATE

Mais de 300 animais silvestres foram resgatados ou apreendidos  pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, entre janeiro e dezembro de 2018. Durante o ano, 169 ocorrências foram registradas e atendidas. Entre os animais recuperados, 63 ocorrências estão relacionadas ao resgate de répteis como tartarugas, tracajás, cobras e jacarés. Outras 53 ocorrências envolveram a recuperação e apreensão de mamíferos como macacos e bichos-preguiça. Outras 53 envolveram aves como tucanos, papagaios, gaviões e araras.

CORREDOR

Moradores do Ramal do Ipiranguinha aprovaram a criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga. A proposta foi tema de consulta pública no domingo (27), na comunidade localizada na zona leste de Manaus. Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Secretaria de Estado de Infraestrutura apresentaram a proposta do corredor aos moradores, e ouviram as demandas e sugestões de quem vive e produz na área.

FRASES

Não gosto de tapinhas nas costas”, Tony Medeiros (PSL), vice-prefeito de Parintins e ex-amo do boi Garantido, rejeitando a proposta de uma festa de despedida

Foi uma obra de arte”, Otávio do Rego Barros, general de Exército e Porta-Voz da Presidência da República, sobre a operação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), para reconstituição do intestino

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar