Pesquisar
Close this search box.

Petrobras e Nexans têm contrato

A Nexans, líder mundial na indústria de cabos e condutores elétricos, fechou um contrato de 30 milhões de euros com a Petrobras, para fornecer cabos de transmissão de dados para o Mexilhão, campo de exploração de gás na Bacia de Santos, na costa do estado de São Paulo.

O escopo do projeto incluí o fornecimento de dois diferentes tipos de cabos umbilicais, totalizando aproximadamente 59 quilômetros dos produtos, para conectar a plataforma fixa ao manifold submarino (unidade de controle e distribuição no fundo do mar) às cabeças de poços individuais. A entrega está prevista para começar em meados de 2008. E a pri­meira entrega de gás deste campo deverá ser iniciada em abril de 2009.

Os cabos umbilicais da Nexans serão usados para prover controle eletrônico de sistemas no fundo do mar, bem como injeção hidráulica e química de líquidos. O projeto Mexilhão é particularmente um desafio devido às altas temperaturas e a ­pressão envolvida no trabalho (10,000 psi), que requerem paredes de tubo de aço muito grossas.

Para Per Johansen, gerente de projetos da Nexans, o projeto mostra a capacidade da empresa em atender as demandas específicas de seus clientes, com produtos de alta tecnologia. “A Nexans venceu a licitação, pois era tecnicamente a única companhia qualificada e capaz fornecer esses tipos de umbilicais”, comentou Johansen.

Cada um dos dois umbilicais mede aproximadamente 22 quilômetros de comprimento e ficarão a uma profundidade de 170 metros. Já o manifold é ainda mais fundo, cerca de 500 metros de profundidade. Sete umbilicais adicionais, totalizando quase 15 quilômetros, correram do múltiplo para as sete cabeças de poço.
 
Sobre a Nexans

A Nexans, líder mundial na indústria de fios e cabos, emprega cerca de 21 mil colaboradores no mundo, está presente em mais de 80 países e administra nove centros de pesquisa e desenvolvimento. Desde 2001, a empresa está listada na Bolsa de Valores de Paris. Em 2006, o Grupo faturou 7,4 bilhões de euros.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar