Pesquisar
Close this search box.

Pequenos negócios sem perdas de faturamento até fim deste ano

Após analisar os dados mais recentes da economia, o Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae-SP (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este fim de ano.
“Como a maioria dos pequenos negócios vende para o mercado interno e depende basicamente da manutenção da massa salarial da economia, os dados que apontam a manutenção do nível de emprego indicam que, até o final deste ano, os pequenos negócios não devem sentir de forma mais intensa a crise econômica mundial”, analisa Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Na análise, foram considerados: a queda do faturamento nos setores de comércio e indústria, o crescimento do faturamento no segmento de serviços e o aumento do nível de emprego em outubro (pesquisa da Fundação Seade/Dieese). Foram levadas em conta, também, as expectativas positivas dos empresários das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) para os próximos meses.
Segundo o Comitê, o que determinou a queda no comércio e indústria, em outubro, foi a súbita retração da demanda em setores específicos, já que o consumidor adotou um comportamento defensivo frente à crise internacional. Na indústria, por exemplo, os mais afetados foram os de bens de capital e bens duráveis. No comércio, a queda foi determinante no segmento atacadista e de bens com preços mais elevados.
O levantamento mostrou ainda que os setores mais afetados são exatamente os mais atingidos pela escassez de crédito, no início da crise, e pelo temor dos consumidores de assumir novos compromissos (financiamentos) de longo prazo.
No setor de serviços, o movimento por enquanto é inverso. Há expansão puxada pelos serviços prestados ao consumidor final, cujos preços são mais acessíveis e não dependem de crédito. Esses setores foram favorecidos pelo aumento do total de pessoas ocupadas e da massa salarial total da economia, ocorrida nos últimos meses.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar