17 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Paulo Guedes não pediu para sair

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes Junior, saiu ontem em defesa do Ministro da Economia, Paulo Guedes, depois que se espalhou a versão segundo a qual ele teria sido tirado da presidência do Conselho de Administração da Suframa pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), depois de suas reiteradas críticas ao modelo de desenvolvimento implantado na capital amazonense. Segundo o executivo, a troca ocorreu porque, a cada nova reunião do Conselho de Administração da ZFM é preciso decidir quem vai assumir a direção. No caso do encontro previsto para amanhã a opção foi pelo secretário de Produtividade, Carlos da Costa. A ausência de Guedes, entretanto, reforça as críticas à sua postura em relação ao modelo. Empresários e políticos afirmam que ela sinaliza para potenciais investidores, tirando deles a segurança jurídica para manter os projetos. O fato é que raramente os ministros presidem as reuniões do CAS, que quase sempre ficam a cargo de integrantes do segundo e até do terceiro escalão.

SÓ EM 2022

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, general Antônio Leite Filho, disse ontem, em audiência na Câmara dos Deputados, que a conclusão do "trecho do meio" da BR-319 (Manaus-Porto Velho), um dos mais críticos da estrada, ficará apenas para 2022, dependendo ainda de recursos e vontade política.

SEM “CANO”

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Jucea, com o objetivo de poder consultar online os arquivos dos Atos de Registro Mercantil das empresas do Estado constantes no banco de dados da Junta Comercial. Bom para evitar os famosos “canos”.

HISTÓRIA

Reverenciando a história e a arquitetura de um dos principais cartões-postais da cidade de Manaus, o livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura”, de Otoni Mesquita, será lançado hoje, como parte da programação da 13ª Primavera dos Museus, realizada pela Prefeitura de Manaus, e que integra o circuito nacional de atividades do Instituto Brasileiro de Museus, de 23 a 27 de setembro. O lançamento está previsto para as 17h, no Instituto Amazônia, situado na rua Bernardo Ramos, 145, Centro. Durante o evento, aproximadamente 100 exemplares serão distribuídos gratuitamente para o público presente.

MANUAIS

A Controladoria-Geral do Estado reuniu ontem os gestores estaduais para lançar os Manuais de Controle Interno e Ouvidoria. A proposta é estabelecer uma padronização nos procedimentos de controle interno e de atendimento ao cidadão, em todos os órgãos do Governo do Amazonas. O uso dos manuais contribui para o fortalecimento das políticas de governança e transparência. A reunião ocorreu na sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, Compensa 2, zona oeste.

PARQUE TECNOLÓGICO

Foi concluído o projeto de modernização do Parque Tecnológico da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, uma solução que permitirá a aquisição de equipamentos e softwares com tecnologias avançadas, cujo objetivo é a melhoria da prestação de serviços à sociedade, elaborado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas. Estimado em R$ 361 mil, o projeto entra agora em fase de captação de recursos.

MEDALHA

A menos de três meses de finalizar sua gestão à frente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a conselheira Yara Lins dos Santos será homenageada pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus, no próximo dia 31 de outubro, com a Medalha de Ouro Cidade de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração concedida pelo Poder Legislativo Municipal a uma personalidade.

É MUITO

As contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Tabatinga, Messias Figueiredo de Souza, do exercício de 2013, foram reprovadas pelo Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas, ontem. Devido a mais de 60 irregularidades, o relator do processo, conselheiro Ari Moutinho Júnior, condenou o ex-gestor a devolver aos cofres públicos, entre multa e alcance, o valor de R$ 565,8 mil.

CHAMAMENTO

A Prefeitura de Manaus está com o edital aberto de chamamento público para análise e seleção de Organizações da Sociedade Civil que tenham expertise na realização de cursos de qualificação profissional. A publicação está na edição 4.686 do Diário Oficial do Município da última segunda-feira (23).

FRASES

“Nós já chegamos a contar com o apoio da bancada do Amapá, na época do senador José Sarney, e em Roraima, com o senador Romero Jucá, ou seja, com senadores influentes na República. Infelizmente, perdemos isso, jogamos isso fora.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre a diminuição do apoio político à Zona Franca de Manaus

“É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade." Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, em discurso na ONU

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email