Pesquisar
Close this search box.

A ameaça mais descarada à ZFM

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/23/Guiga%20Peixoto.jpeg

O deputado federal Guiga Peixoto, do PSL de São Paulo, é o presidente da Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil contra a Zona Franca de Manaus (ZFM), lançada ontem na Câmara dos Deputados e patrocinada pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras). A iniciativa visa confrontar diretamente o Polo de Concentrados do modelo instalado na capital amazonense, mas significa também a primeira iniciativa clara, ligada ao Governo Federal, de ataque frontal a todo o sistema. “É evidente que Peixoto não está fazendo isso da cabeça dele, tem alguém fazendo isso", diz o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), o primeiro a alertar para a criação da Frente Parlamentar. “Eles nos atacam de todas as formas. Primeiro, a Zona Franca vai lá e vence no Judiciário e, no momento seguinte, o Governo Federal inventa outra coisa. Lá vem mais confusão”, lamentou. “Não apenas eu, mas todos nós (deputados) temos que nos unir na defesa do único modelo que preserva a Amazônia e único modelo que temos para gerar emprego. Assusta a Suframa divulgar uma nota dizendo que, depois de perdermos 50 mil empregos, no semestre passado, conseguimos recuperar 500 deles. 500 empregos em relação a 50 mil, corresponde a 1 %. Ou seja, de cada 100 empregos que nós perdemos, nós recuperamos um e isso é muito pouco”, explicou o deputado.

NO TIROTEIO

Quase perdido no meio do tiroteio, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Junior, diz que o deputado não tem o aval do presidente Jair Bolsonaro para lançar a Frente. Também filiado ao PSL, o executivo tem gastado mais tempo explicando o “fogo amigo” do que administrando a autarquia. Não é uma vida fácil.

ENQUANTO ISSO…

Em meio a toda essa polêmica, o Conselho de Administração da Suframa realiza hoje, às 10h, no auditório da autarquia, a sua 288ª Reunião Ordinária, com o objetivo de avaliar uma pauta com 26 projetos industriais e de serviços, sendo cinco de implantação e 21 de diversificação, ampliação ou atualização. Os projetos estimam investimentos totais de US$ 133.63 milhões e a geração de 864 empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) nos três primeiros anos de operação.

PRESSIONANDO

Um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) pretende tornar obrigatório no Amazonas que as empresas fornecedoras contratadas pelo Estado passem a apresentar as notas fiscais de entrada das mercadorias adquiridas para os órgãos públicos. O objetivo é proporcionar maior controle e transparência aos processos de compras governamentais.

AGRADECIMENTO

O coordenador da Operação Verde Brasil, comandante do 2º Grupamento de Engenharia, general de brigada Marcus de Melo, visitou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas ontem. Na ocasião, ele agradeceu e destacou a atuação dos órgãos estaduais na ação de combate às queimadas no sul do Amazonas.

CAPTAÇÃO DE EVENTOS

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, tem incentivado o Turismo de Negócios e Eventos no Amazonas. Somente nos oito primeiros meses de 2019, a empresa pública ampliou em 50% o número de eventos captados pela atual gestão em comparação com todo o ano de 2018. A captação vai atrair para o estado mais de 12 mil turistas e aquecer cerca de 50 segmentos da economia amazonense ligados ao setor.

SAÚDE INDÍGENA

Os projetos de ambiência indígena, fluxo ambulatorial e serviço de navegação, que estão em processo de implantação na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, foram um dos destaques do 1º Encontro Interfederativo de Saúde Indígena no Estado do Amazonas, que acontece em Manaus até ontem. O encontro reúne lideranças estaduais, municipais e indígenas para discutir e articular responsabilidades na Atenção Integral à Saúde da População Indígena no Estado do Amazonas.

SAÚDE LGBT

O termo que institui o Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integrada de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis da Portaria nº 2.836, de 1º de dezembro de 2011, no âmbito do Sistema Único de Saúde, foi assinado pela Universidade do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

TERMINANDO

Na próxima terça-feira (1), encerra o prazo de inscrições para que órgãos ou entidades públicas federais, estaduais ou municipais, bem como organizações da sociedade civil, apresentem à Superintendência da Zona Franca de Manaus propostas de apoio a atividades turísticas no Amazonas. As propostas selecionadas pela Autarquia comporão um repositório institucional que poderá servir de etapa de prospecção para futura seleção de projetos aptos a receberem recursos financeiros, oriundos de transferências voluntárias da União. A seleção exclui pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos.

FRASES

“É preciso que haja consciência cívica e verdadeiro sentimento de patriotismo no cumprimento das regras que ressaltam os nossos sagrados símbolos nacionais.” Belarmino Lins (PP), deputado estadual, reclamando do não cumprimento de lei de sua autoria, que obriga a inclusão do Hino Nacional e do Hino do Amazonas em todo material didático produzido pelo Estado

“Vamos cobrar a apresentação do plano de ação e acompanhar a resolução das demandas." João Luiz (PRB), deputado estadual, sobre as reclamações contras as empresas de telefonia

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar