Pesquisar
Close this search box.

Para promover a carne de porco

Essa é para você que é apaixonado por carne de porco, e se não é, faz alguma objeção, é a hora de provar e ficar sabendo que hoje essa fonte de proteína é uma das mais consumidas no país. Com o objetivo de difundir e mostrar que a carne de porco é saudável, os empreendedores Jean Fabrizio e Menga Rola, proprietários do primeiro restaurante de Manaus especializado em carne de porco, estão organizando a primeira edição do FDP (Festival De Porco), que acontecerá entre os dias 1º, sexta-feira, e 15, também sexta-feira, de março, em vários restaurantes de Manaus.

“Não será um concurso para escolher o melhor prato, mas um festival onde cada restaurante poderá criar o prato que quiser sem se preocupar com regras. O importante é fazer as pessoas conhecerem os pratos que podem ser criados com a carne de porco e mostrar que é uma carne saudável como qualquer outra”, explicou Jean.

Segundo a ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) o consumo de carne suína atingiu um marco significativo, no Brasil, atingindo estimados 20,5 kg per capita no ano de 2022. Esse número representa um aumento de mais de dois milhões de toneladas de consumo de carcaças suínas em comparação com o índice registrado em 2010, naquela época de 13,7 kg per capita, destacando uma mudança substancial nos hábitos alimentares e na relação do público com a carne suína.

A diferença entre porco e suíno é que o porco caipira é aquele animal criado em propriedades rurais, enquanto o suíno é o mesmo porco, porém, melhorado geneticamente.

100% porco

O Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo, com 4.155 toneladas, em 2020, ficando atrás de China, União Europeia e Estados Unidos, e à frente da Rússia, Vietnã, Canadá, México, Coréia do Sul e Japão.

Jean lembra às pessoas que têm algum preconceito quanto à higiene da carne de porco, que os produtores rurais só podem criar o animal após conseguirem licenciamento para a atividade, em órgãos ambientais, fiscais e sanitários.

“Foi-se o tempo em que eram criados de qualquer maneira, comendo farelo. Agora os restaurantes só compram essa carne de produtores documentados”, garantiu.

Apaixonados por carne de porco, e querendo abrir um restaurante com um diferencial, Jean e Menga inauguraram A Porcaria, em 2022, com um cardápio onde 100% dos itens são à base de carne de porco, inclusive o coquetel ‘Bacon apple pie’ é saborizado com bacon e vem decorado com uma tira de bacon caramelizada.

“Foi então que tivemos a ideia do Festival. Mantivemos contato com o Cartola Porco & Bar e o Maragatos Assados & Defumados, que têm porco em seus cardápios, e eles gostaram. Depois fomos atrás de outros estabelecimentos de amigos, e todos concordaram: Ferrugem Rock Gourmet, Franco’s Pizza, Burger na Brasa, Biergarten e 24 do 4 Grill. Com estes realizamos uma primeira reunião para definir como seria o Festival, e continuamos contatando mais estabelecimentos, alguns, inclusive, quando souberam do evento, nos procuraram. Hoje já estamos com 22 estabelecimentos confirmados e dois resolvendo algumas situações para aderirem”, informou.

Para este Festival de Porco não estão sendo aceitos mais participantes porque, conforme revelou Jean, quando ele teve a ideia de realizar o festival, procurou saber se tinha algum dia específico para se comemorar o porco, e descobriu que era 1º de março, comemorado nos Estados Unidos desde 1972.

“Como estava ‘em cima’, tive que organizar rapidamente, mas no próximo, com certeza, teremos muito mais participantes”, avisou.

Mais saudável

Menga trabalha em cozinha há mais de 30 anos, sempre com culinária italiana, mas agora resolveu diversificar seus conhecimentos gastronômicos. Em A Porcaria ele prepara os mais diversos pratos: sanduíche de pernil, torresmo de rolo, pastel, panceta, costela, joelho, mixira, porco no tucupi e, lógico, feijoada.

“Apesar do trabalho que dá, o que mais gosto de fazer é a feijoada, e trabalhar os cortes nobres como o t-bones e o tomahawk, por exemplo. Com porco podemos criar e fazer o que quisermos. Tem participante do Festival que vai preparar pizza de porco, outro vai servir hambúrguer, e também espeto”, afirmou.

“Por que a carne de porco? Trata-se de uma carne super saborosa, pega bem o tempero, carne simples, fácil de fazer, é mais saudável, pois possui uma gordura sadia, promove uma digestão tranquila, além do preço ser mais barato que o da carne vermelha, por isso indico aos clientes colocarem a carne de porco no seu cardápio diário”, concluiu.   

Os demais participantes da primeira edição do Festival De Porco são: Amazon Grill, Amazon Bowling, Bar do Armando, Bar Rigudos, Beer’s & Beer, Cachaçaria do Dedé, Calçada Alta, Cantina Ghiotto, Espeto Misto, Frango Mineiro, La Finca, Mika’s Chopp, Miraflores, Portucale, Sal & Sol. 

Informações: Instagram: @fdp.festivaldeporco

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar