Pesquisar
Close this search box.

O livro que ensina como ficar rico

Quem é que não deseja ficar rico? Difícil encontrar quem pense diferente. A questão é que, pela quantidade de ricos no mundo, em comparação com os pobres, parece ser muito difícil chegar a tal patamar. E as pesquisas mostram essa realidade. O relatório ‘Desigualdade S.A.’, da ONG Oxfam, divulgado em janeiro, mostrou que a riqueza dos cinco mais ricos do mundo dobrou desde 2020, ao mesmo tempo que 60% da população – cerca de cinco bilhões de pessoas – ficou mais pobre. Foi pensando nessa situação de desigualdade que o professor, empreendedor, investidor e escritor Francisco das Chagas Costa resolveu escrever o livro ‘Criando riquezas’ para, como o passarinho que leva água do rio, no bico, para apagar o incêndio na floresta, fazer a sua parte.

“O livro ‘Criando riquezas – iniciando com zero, ou com muito pouco’, é um pequeno volume que trata, com linguagem simples e exemplos práticos, sobre como um indivíduo pode sair do zero e iniciar um processo de enriquecimento. Enriquecer é um processo simples, não há complexidade, mas requer planejamento, disposição, tempo e dedicação”, ensinou.

As dicas para o enriquecimento começam logo na introdução do livro. ‘Um grande problema para muita gente é acreditar que, quem nasce pobre, morre pobre, ou que só ganha dinheiro, quem tem dinheiro para investir (…) A maioria das pessoas que enriqueceram, começaram do zero, ou com muito pouco (…) O que é necessário é ter o mínimo de conhecimento sobre educação financeira para entender que as possibilidades existem para todos (…) O princípio básico é gastar menos do que ganha, logo, é necessário economizar e investir todos os meses uma porcentagem’.  

Totalmente didático 

“Algumas pessoas, ao lerem o título do livro, acham que se trata de literatura de auto-ajuda. Não tem nada disso, por mais que possa parecer. Na verdade, cada exemplo aqui é algo prático que pode ser adotado ou modelado. Outra dúvida é quanto à palavra ‘riquezas’ dando a entender que falo de mais de um tipo de riqueza. Realmente há vários tipos de riqueza, mas aqui tratamos de riqueza financeira. O plural aí é apenas para enfatizar os vários caminhos dentre os quais pode se escolher um ou adotar uma nova ideia e modelar”, explicou.

No capítulo 1, por exemplo, Francisco explica que, ‘enquanto o indivíduo ficar nas possibilidades, ou se lamentando por A mais B, as coisas realmente não vão acontecer, pois para que aconteça algo é necessário: movimento, busca e transformação’. 

Outra coisa que as pessoas não se preocupam muito é com o tempo que gastam na vida. Para Francisco, saber organizar o tempo é um fator muito importante para o crescimento financeiro e geração de riquezas.

“Tem que haver espaço para pensar, estudar, trabalhar e aproveitar a família. Precisa ter produção, qualidade de vida e zero desperdício”, afirmou.

O interessante de ‘Criando riquezas’ é que o livro é totalmente didático. Ao longo de seus 22 capítulos, Francisco cita exemplos e mostra como essas situações, que acontecem no dia a dia das pessoas, podem ser transformadas em fatores de sucesso.

“A transformação só acontece quando se decide por ela. Tudo é uma questão de mentalidade. As coisas não acontecem por acaso, ou por causa do destino, como muita gente pensa. As coisas acontecem à medida que o indivíduo decide por elas”, escreveu.

Nas palavras finais, ele esclarece, ‘não tratamos aqui de ficção, mas de fatos, de verdades; de pessoas reais que venceram na vida financeira através do pensamento organizado, de boas ideias, do planejamento, da perseverança e do esforço dedicado ao longo do tempo’. 

Na escola

Para o escritor, o primeiro passo para quem deseja enriquecer financeiramente é entender que de tudo que se ganha é necessário primeiro investir uma porcentagem e o restante usar com suas necessidades. Fácil para poucos, difícil para muitos.

“Ficar rico é para qualquer um que queira deixar de ser qualquer um, pois requer uma quebra de cultura comum, requer mudança de hábitos e quebra de paradigmas”, garantiu.

Para Francisco, o principal problema das pessoas que não têm habilidade para empreender e prosperar poderia ser resolvido na escola.

“O nosso sistema educacional, infelizmente, não prepara ninguém para enriquecer. O processo de enriquecimento precisa de muito estudo e educação, mas é necessário ser buscado autonomamente. Isso poderia ser ensinado nas escolas, mas não é. Algumas pessoas já nascem com a habilidade para empreender e ganhar dinheiro, mas a grande maioria precisa ser ensinada”, falou.

O autor de ‘Criando riquezas’ completa, afirmando, que seu livro “é indicado para todos que desejam iniciar e/ou reiniciar um processo de enriquecimento e se encontram sem capital para iniciar um negócio já organizado”.

Box

‘Criando riquezas’ pode ser encontrado à venda na Livraria Nacional e no Espaço Cultural Millennium, no Millennium Shopping.

Informações: 9 9288-1906.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar