Pesquisar
Close this search box.

O Dia C do Cooperativismo no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/8/cooperar.png

Muito mais que um dia para celebrar ações cooperativistas, o Dia C é um momento de estreitar relações entre cooperativas e ampliar o diálogo com o cidadão. Sendo assim, o Cooperativismo amazonense no dia 30 de junho de 2018 celebrou o Dia C, marcando presença sob a coordenação da OCB/AM e SESCOOP/AM na Arena da Amazônia, pelo segundo ano consecutivo e já fazendo parte do Calendário de Eventos da Cidade, aonde foram colocadas à disposição da comunidade amazonense uma série de serviços de natureza social, envolvendo Entidades do Ramo Cooperativista, governos Estadual e municipal, empresas privadas, além de inúmeros voluntários que contribuíram com a sua participação efetiva no Evento.

O Cooperativismo mediante a atuação de seus entes representativos deu uma importante contribuição à comunidade, tornando claro e demonstrando na prática que a união de pessoas consegue realizar muito com o que se dispõe com lisura, transparência e cuidados que são a gênese das organizações cooperativistas nos seus diferentes ramos.

É esse tipo de percepção que torna o Dia C tão necessário para as cooperativas, uma vez que o evento exterioriza, em um único dia, todos os benefícios que as práticas cooperativas geram para o cidadão. Por ser modesto, o cooperativismo pouco informa aos cidadãos o muito que ele participa na vida das pessoas, tanto no campo como nas cidades pequenas, médias e grandes.

A equipe encarregada da organização demonstrou uma capacidade esplêndida em gerir os recursos humanos colocados à disposição e não mediu esforços para fazer um trabalho com êxito e presteza, tanto na logística como na divulgação do evento.

As pessoas responsáveis pelo atendimento aos que procuravam soluções para as suas demandas eram recebidas com presteza e cordialidade, o entusiasmo dos voluntários, pois, em uma sociedade onde tempo é dinheiro, ser voluntário é importar-se com quem precisa, é ajudar sem esperar nada em troca, substituir o dinheiro do tempo pela satisfação em ser útil ao próximo, e isso contagiou a todos e foi sem sombra de dúvidas um dia para ficar na história do Cooperativismo do Amazonas.

As oficinas e as palestras foram de um cuidado muito especial por procurar tornar as atividades em momentos de autoconhecimento, reflexão e observação, tudo de maneira bem lúdica, de modo a atender às expectativas que a ocasião proporciona às pessoas sob os diferentes olhares, uma vez que o Cooperativismo entende que as pessoas são diferentes, e o que as afasta são as desigualdades e isso se corrige quando passamos a olhar o outro como parceiro de uma jornada que exige confiança.

Os serviços de saúde disponibilizados a atender a demanda que foi à procura nesse dia, de forma muito prestativa atendeu além das expectativas que lhe foi programada, e isso exigiu um "plus" e uma dose de desprendimento muito além do previsto, mas com um esforço hercúleo foi amenizada essa demanda reprimida.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar