Pesquisar
Close this search box.

Nível dos reservatórios sobe, mas térmicas vão continuar

Apesar de estar chovendo razoavelmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais e também nas cabeceiras dos rios que abastecem os principais reservatórios das hidrelétricas, as usinas termelétricas continuarão funcionando para dar mais confiabilidade ao sistema e poupar a energia hídrica – tendo em vista que os reservatórios, embora venham recuperando gradativamente, ainda não atingiram o nível adequado, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) à Agência Brasil.
No Triângulo Mineiro, as chuvas são satisfatórias e intensas em Itumbiara, Nova Ponte, Emborcação e Furnas. Embora admita que “o pior já está passando” e que os níveis dos principais reservatórios já se afastaram do ponto crítico da Curva de Aversão ao Risco (CAR), o ONS informa que ainda é necessária mais chuva para chegar ao nível considerado adequado.
Em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que as chuvas estão dentro do previsto. “O período de chuva é sempre entre janeiro, fevereiro, março e abril. Não temos problema com nossos reservatórios, vamos preencher todos e garantir o suprimento de energia para todo ano e pelos anos seguintes. Só o fato de nós estarmos acrescentando cerca de 9 mil megawatts de energia total este ano, já é uma segurança mais para a frente”, disse.
Hoje, cerca de 60 usinas térmicas (movidas a gás natural, carvão, óleos diesel e combustível, além da Usina Nuclear de Angra 2) estão disponibilizando cerca de 13 mil megawatts médios de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN), de um total de aproximadamente 58 mil megawatts médios demandados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar