Mudar foco pode salvar empresas

EMPRESAS MUDAM O MODÊLO DE NEGÓCIO PARA OBTER MAIS SUCESSO NO MERCADO

O mercado vem sentindo um movimento de novas empresas que iniciam sua atuação e se deparam com o desafio de mudar o modelo de negócio. Muitas vezes acontece pois o negócio não está rentável, outras porque a demanda não é a esperada, outras porque não é momento ideal para o modelo escolhido, entre outros motivos.
Mudar o modelo de negócio pode ser a chave para o sucesso, como o caso do clube de assinaturas GrãoGourmet.com. O primeiro modelo de negócio do GrãoGourmet.com, que nasceu e continua sendo um clube de assinatura de cafés especiais, alternava diferentes marcas de cafés no envio mensal. Esse modelo exigia um controle de estoque mais detalhado e trabalhoso, pois era necessário comprar cafés já industrializados de diferentes fornecedores selecionados.
Após alguns meses de operação, os fundadores observaram que os clientes exigiam uma data de torra recente, além de mais opções de quantidades mensais. Fizeram algumas análises e concluíram que o melhor modelo para o clube de assinatura de cafés especiais seria selecionar lotes específicos de cafés e adquiri-los ainda na forma de grão verde, antes da torra, garantindo a qualidade dos grãos. Nesse modelo, conseguiram programar a produção do café torrado, de acordo com a demanda de cada mês, e oferecer mais opções de quantidades mensais, com a possibilidade de escolha de receber o café em grãos ou moídos. Essa mudança permitiu o uso da marca GrãoGourmet.com e melhorou bastante a qualidade dos grãos enviados mensalmente, pela liberdade para “caçar” lotes bem especiais e raros de cafés. Segundo Renata Gancev, sócia-fundadora da empresa, o importante é analisar se o modelo é rentável ou não antes de pensar em mudá-lo “Estude e analise bem os impactos dessa mudança, na produção, no fluxo de caixa, no estoque corrente, entre outros. Respire fundo e não tenha medo das mudanças”, explica. Outro exemplo é o do ProjetoVhita, e-commerce de produtos funcionais. O primeiro modelo de negócio do projetoVhita foi baseado em um modelo de representação online. Era uma plataforma complexa, onde cada profissional poderia criar sua página pessoal dentro do site, chamada de “espaçoVhita”. Lá era possível editar os produtos da maneira que achava melhor, promover os que mais lhe interessava e excluir os que não acreditava tanto. A proposta era que os profissionais se motivariam por uma fonte de renda extra e diferenciada, o que não aconteceu.

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