Pesquisar
Close this search box.

Montadoras reduzem ritmo de produção

https://www.jcam.com.br/ppart07082013.JPG

Com estoques elevados e a expectativa de um ritmo mais moderado para as vendas nos próximos meses, as montadoras reduziram o ritmo de produção em julho.
O volume fabricado no mês, de 312,3 mil unidades, caiu 2,7% em relação a junho, quando já havia mostrado uma queda em relação ao mês anterior (-7,8%).
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,7%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O ajuste na atividade das fábricas acontece após um período de forte produção. O volume no primeiro semestre ficou 18% acima do ano anterior e representou o maior nível já registrado para o período.

Estoques

Diante de uma desaceleração, já prevista no ritmo das vendas, os estoques aumentaram e exigiram uma freada na produção das montadoras. O acumulado até julho, agora, mostra alta de 15,8%, com 2,169 milhões de unidades fabricadas.
Os emplacamentos de julho ficaram 6% abaixo do nível registrado no mesmo mês do ano passado, em 342,3 mil unidades. Em relação a junho, houve alta de 7,4% influenciada pelo número maior de dias úteis.
No mês passado, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, já havia chamado atenção para o elevado nível dos estoques. O mercado contava com mais de 400 mil veículos disponíveis ao final de junho, o suficiente para 39 dias de vendas. O número de julho será divulgado ainda hoje.
Enquanto a previsão é de desaceleração no mercado interno, as exportações seguem aquecidas e ajudam a puxar a produção. As vendas ao exterior tiveram mais um mês de expressiva alta em julho (75,9% na comparação anual) e já acumulam um avanço de 24,9% nos sete meses em relação a igual período de 2012, com 318,6 mil unidades.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar