Pesquisar
Close this search box.

Tombini diz que pessimismo com a economia é exagerado

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse hoje que “a percepção está mais pessimista que a realidade”, indicando que o aumento do pessimismo da sociedade e do mercado com a economia estaria exagerado.
Segundo ele, o primeiro semestre apresentou diversos aspectos positivos, como aumento da produção de bens de capital, o que está diretamente ligado à expansão dos investimentos. Ele ressaltou, porém, que a consolidação dessa trajetória positiva depende do fortalecimento da confiança das empresas e das famílias.
A avaliação foi feita em evento fechado em São Paulo para cerca de cem presidentes e executivos de grandes companhias brasileiras, no 13º Fórum dos Presidentes. O teor do discurso foi divulgado em uma nota da assessoria de imprensa do Banco Central.

Inflação

Sobre inflação, Tombini afirmou que “a trajetória de convergência para a meta [de 4,5%] se inicia neste semestre”. Ele voltou a dizer que o objetivo é entregar em 2013 o índice abaixo do registrado em 2012 (5,84%). Atualmente, a inflação acumulada em 12 meses está em 6,7%, acima do limite superior de tolerância da meta (6,5%).
Tombini também reafirmou que “a condução adequada da política monetária limitará a transmissão da desvalorização do câmbio para a inflação no horizonte relevante”.
Isso indica que o BC vai conter o impacto da alta do dólar nos preços por meio da elevação dos juros. A taxa básica Selic já sofreu três elevações neste ano e está hoje em 8,5%. A expectativa do mercado é que novas altas elevem os juros a 9,25% pelo menos.

Câmbio

O presidente do BC disse que pode fazer intervenções no mercado de câmbio a qualquer tempo, se julgar necessário. Ele destacou que o BC já tem atuado para reduzir a volatilidade do mercado, que decorre do momento de transição da economia internacional, cujas perspectivas têm melhorado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar