Pesquisar
Close this search box.

Mercado gamer impulsiona investimento em TVs

Divulgação

O mercado gamer está em constante expansão. Segundo estudos realizados pelo Newzoo, instituto de pesquisa que analisa e traz insights sobre o segmento, o Brasil já é o principal mercado de jogos da América Latina e o 13º do mundo, com receita estimada de US$1,5 bilhão em 2018. Neste cenário, de acordo com o Global Web Index, são cerca de 41 milhões de jogadores de console, que estão passando cada vez mais tempo em frente às TVs jogando seus games preferidos. Durante o período de quarentena que estamos vivendo, o segmento de games foi um dos que mais cresceu, segundo a Superdata, empresa do grupo Nielsen.

O lançamento de novos consoles pelas grandes marcas são aguardados durante anos pelos jogadores com expectativas quanto à evolução que será apresentada. Novo processador, aumento na velocidade do carregamento dos jogos e imagem em 4K são apenas alguns dos exemplos.

Além dos avanços em relação à qualidade de imagem e som, existem diversos fatores que influenciam a taxa de jogabilidade e são essenciais para garantir a melhor experiência possível. Tempo de resposta, Refresh Rate e Input Lag são alguns dos elementos que proporcionam mais fluidez para os movimentos dentro dos jogos. Dessa forma, as fabricantes estão investindo em televisores com tecnologias cada vez mais avançadas, justamente com o intuito de trazer benefícios para este mercado.

O tempo de resposta é o tempo necessário para que o pixel da TV transmita a imagem. Um televisor com alto tempo de resposta, então, pode causar sombras e, até mesmo, rastros na imagem, que podem prejudicar a experiência dos gamers. Isso pode acontecer, por exemplo, em jogos de futebol, quando a bola corre no campo e deixa rastros na tela, como um cometa. Ou, então, em jogos de ação, em que há bastante movimentação dos personagens nas cenas, deixando sombras que podem confundir na hora de tomar uma atitude decisiva no game.

Nesse sentido, os televisores com tecnologia OLED são um dos mais avançados. Com pixels que se autoiluminam, a transição das cores no painel é momentânea, já que os pixels apagam e acendem de forma muito mais rápida. Nas TVs com a tecnologia, o tempo de resposta é de 1 milissegundo (ms), um dos menores do mercado, o que impacta diretamente na riqueza de detalhes e na fluidez das imagens.

Outro aspecto que influencia é o input lag – o tempo entre o comando dado no videogame e o resultado da ação na tela do televisor. Dessa forma, quanto menor o input lag, melhor a taxa de jogabilidade dos aparelhos. Esse é um dos fatores em constante avanço nas tecnologias televisivas.

Além disso, conexões HDMI 2.1 possibilitam que os televisores estejam preparados para os jogos de console mais avançados disponíveis no mercado, ao permitiram a reprodução de jogos em 4K e 120Hz. Aqui, entramos na questão do VRR (Variable Refresh Rate), outro elemento fundamental para a jogabilidade dos televisores. A maioria dos jogos tem movimentos rápidos, explosões e correrias, por exemplo, que fazem com que a quantidade de quadros por segundo varie de forma bastante rápida também.

Dessa forma, se a imagem passa de 40 Hz por segundo a 120 Hz por segundo, os televisores precisam acompanhar essa mudança rapidamente. A taxa de atualização, então, é importante para que as imagens sejam reproduzidas com exatidão e evitar quebras ou, até mesmo, imagens travadas. Televisores premium disponíveis atualmente no mercado possuem tecnologia que suporta até 120 Hz por segundo, o que traz fluidez e riqueza de detalhes impressionantes para qualquer tipo de jogo.

Por fim, integrações com as tecnologias presentes na maioria dos videogames existentes atualmente, como Free Sync, da AMD, e G-Sync, da Nvidia, e fazem com que as TVs entreguem as informações dos jogos de forma completa, com experiência fiel ao que foi idealizado pelos desenvolvedores.

O mercado gamer está sempre em evolução e os jogadores cada vez mais exigentes. Assim, para acompanhar essas mudanças, todos esses fatores, de forma complementar, são responsáveis por proporcionar ótimas experiências e fazer com que as TVs conquistem cada vez mais apaixonados por jogos ao redor do mundo.

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar