Pesquisar
Close this search box.

Melhor ambiente econômico para gestão de negócios

https://www.jcam.com.br/PGB3_0909.bmp

Especialista defende menos barreiras para maior produtividade das pequenas empresas

Empresas brasileiras modelares no que se refere à gestão e produtividade, casos da Natura e da AB Inbev, só poderão ser copiadas pelas pequenas quando o país vencer os desafios na economia. É necessário, primeiro, fazer o ajuste fiscal e resgatar a estabilidade. É o que diz o carioca José Alexandre Scheinkman, professor de economia na Universidade Columbia.
Na sequência, será preciso investir em infraestrutura, retirar barreiras ao comércio internacional, acabar com o protecionismo e fazer a reforma tributária. São medidas que requerem tempo e esforço político -mas, sem elas, as pequenas empresas não conseguirão ter condições para aumentar a produtividade.
Segundo ele, o próprio ajuste fiscal -que faz o governo ter menos recursos para proteger setores -pode acabar ajudando a melhorar a produtividade no Brasil. O especialista foi um dos palestrantes do 7º Congresso Internacional dos Mercados Financeiro e de Capitais da BM&FBovespa, que aconteceu no fim de agosto em Campos do Jordão (SP).
No evento, Scheinkman também se mostrou preocupado com os rumos da economia brasileira. “O Brasil já tem 50% de chances de perder o grau de investimento”, disse. “É uma situação na qual não dá para ficar tranquilo. Vários investidores institucionais, que têm papéis brasileiros, já começam a se desfazer deles. Hoje, qualquer empresa brasileira que precisa levantar capital lá fora encontra certa relutância”, disse.
A produtividade é medida pela fabricação de um produto por unidade de insumo. Outra forma de medir é a quantidade de produto por trabalhador. “A cultura de gestão no Brasil é muito forte, mas infelizmente ainda não baixou para as firmas menores. E isso não é culpa dessas empresas, mas do ambiente em que elas trabalham, que não é condutivo a práticas de gestão. O que falta ao brasileiro é ter um ambiente econômico melhor. Quando isso melhorar, naturalmente as firmas pequenas serão bem geridas”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar