Pesquisar
Close this search box.

Marinha fecha Porto Privatizado de Manaus por falta de manutenção

O Porto de Manaus, onde atracam navios de grande porte, está fechado pela Marinha por questões de segurança desde ontem. Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, o Porto Privatizado de Manaus não tem condições de operar sob o risco de acidentes graves por falta de manutenção. “Desde 2007, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido. Não podemos mais arriscar a vida dos passageiros às vésperas do fim de ano e da preparação da cidade para a Copa de 2014”, afirmou o capitão dos Portos, Dennis Teixeira de Jesus.
Em nota, a Marinha informa que a operação do Porto nas at­­uais condições “é temerária por oferecer grave risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas que dela se utilizam”. Há duas semanas, alegando falta de segurança no porto, a Marinha guiou o navio norte-americano Silver Cloud para atracar no Porto Chibatão. Em liminar expedida pelo juiz Mário Torres, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual, o navio voltou ao Porto Privatizado.
Segundo o capitão, entre outras avarias por falta de manutenção, as correntes (amarras) para navios estão enferrujadas e correm risco de arrebentar e soltar a estrutura do cais do Porto flutuante.
O diretor do Porto Privatizado de Manaus, Alessandro Bronze, disse que nas próximas semanas a empresa vai entrar com denúncia no Ministério Público Federal acusando a Marinha de “perseguição comercial”. “Um ex-capitão da Marinha, o comandante José Luis, hoje é sócio do Porto Chibatão, concorrente do Porto Privatizado. A intenção é transferir todos os transatlânticos para lá com essas acusações falsas de falta de manutenção”, acusou.
Bronze afirma ter laudos de engenheiros navais atestando a segurança da estrutura do porto, dos flutuadores, do sistema de ancoragem e outros componentes do local. “O que é estranho é que isso ocorre próximo ao período onde dobram os transatlânticos atracando no porto”, desabafou.
A administração do Porto Chibatão foi procurada mas não emitiu resposta. Dennis de Jesus afirmou que as denúncias da Marinha e a iniciativa de fechar o porto são “única e exclusivamente por interesse à segurança pública e sem nenhum interesse comercial”.
O Porto de Manaus foi construído por ingleses em 1902. É o único entre os seis portos da capital que tem cais com estrutura completa para desembarque, com banheiros e restaurantes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar