9 de maio de 2021

Marcelo Ramos é eleito para 1ª vice-presidência da Câmara

Marcelo Ramos antecipa vitória para Mesa Diretora da Câmara
Foto: Divulgação

O deputado federal Marcelo Ramos foi eleito para a 1ª vice-presidência da Câmara dos Deputados com 396 votos. A sessão foi conduzida pelo presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL), que concluiu a composição dos membros da Mesa para os próximos dois anos. Com a eleição, Ramos passa a ser, também, pelo regimento, o 1º vice-presidente do Congresso Nacional.

O destaque nacional do representante da bancada amazonense fortalece as lutas em defesa do Estado no Congresso nacional. A análise é dos próprios membros da bancada do Amazonas.

Foram eleitos, em primeiro turno:

  • 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM) – 396 votos;
  • 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE) – 270 votos;
  • 1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE) – 298 votos;
  • 3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) – 398 votos; e
  • 4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) – 418 votos.

Como suplentes de secretários da Mesa, foram eleitos os deputados Alexandre Leite (DEM-SP), com 313 votos; Gilberto Nascimento (PSC-SP), com 354 votos; e Eduardo Bismarck (PDT-CE), com 358 votos; e Cássio Andrade (PSB-PA) com 202 votos.

Haverá segundo turno para o cargo de 2º secretário, entre os deputados João Daniel (PT-SE), que recebeu 166 votos; e Marília Arraes (PT-PE), que teve 172 votos. O novo turno começa em instantes.

Assista ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

O deputado federal Marcelo Ramos antecipou as comemorações nas redes sociais.

“Mais do que a honra, me cabe a responsabilidade de simbolizar, hoje, as esperanças do povo do Amazonas, que vai comigo, no meu coração, para a vice-presidência da Câmara. Assumir o cargo de vice-presidente da Câmara, um deputado federal de primeiro mandato, é muito significativo para o nosso Amazonas, em especial, pelo compromisso que o presidente, o deputado Arthur Lira (PP-AL), firmou, presencialmente, no nosso estado”, disse Ramos acrescentando que atuará com Arthur pela manutenção da Zona Franca de Manaus e a garantia de recursos para a recuperação da BR-319.

Em relação à segunda onda da pandemia que assola o Amazonas, Ramos garantiu que defenderá que ações sociais àquelas pessoas mais afetadas pela crise são inadiáveis. No entanto, pondera, do ponto de vista fiscal, o país também passa por sérios problemas. Por isso, ressalta a importância de se buscar soluções que fiquem dentro do teto de gastos, de modo a não passar uma mensagem de irresponsabilidade fiscal aos investidores.

“Creio que uma das soluções pode ser um auxílio emergencial menos robusto e mais focado nos que mais precisam, ou uma remodelagem do programa Bolsa Família, com a inclusão daqueles que hoje não dispõe de nenhum apoio social”, revelou Marcelo Ramos.

Agenda prioritária

“Estabelecemos uma agenda prioritária para o país, que inclui a necessidade de aprovar, urgentemente, o Orçamento de 2021. Após isso, vamos discutir a PEC Emergencial, na sequência, a PEC da Reforma Administrativa, e a PEC da Reforma Tributária, para que o Brasil tenha um ambiente de negócios sadio e possa voltar a crescer após a contenção da crise sanitária, que penaliza a todos e, em especial, ao Amazonas”, afirmou novo vice-presidente da Câmara.

Perfil Marcelo Ramos

Marcelo Ramos Rodrigues tem 47 anos de idade, é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Processual, e aluno de MBA em Relações Governamentais da Fundação Getúlio Vargas.

Iniciou sua vida política como estudante secundarista, ocupando a presidência do grêmio estudantil e, mais tarde, a presidência do Centro Acadêmico de Direito da Ufam. Uma trajetória de vida como a de milhares de amazonenses, como costuma definir o deputado, filho da professora Graça Ramos e do advogado e funcionário público Umberto Rodrigues (in memorian).

Foi vereador (2007/2010) e deputado estadual (2011/2014). Candidato ao Governo do Estado do Amazonas, foi o terceiro candidato mais votado com 179.758 votos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de Manaus, ficando em segundo lugar com mais de 457 mil votos.
Foi, ainda, Subsecretário Municipal de Esportes de Manaus, Chefe do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Esporte e secretário da SMTU (Secretaria Municipal de Transportes Urbanos). Eleito deputado federal pelo Amazonas em 2018, com mais de 106 mil votos, é atualmente, presidente municipal do Partido Liberal (PL) em Manaus e o primeiro Vice-Líder do PL.
Presidiu a Comissão Especial que analisa proposta de Reforma da Previdência e hoje, preside a Comissão Especial da PEC da Segunda Instância e o colegiado que analisa os Subsídios Fiscais, Tributários e Creditícios.
Também é professor universitário, escritor, maratonista e triatleta. Casado com Juliana Ramos, tem três filhos; Gabriel, 23 anos, Marcela, 7, e José Umberto, 5.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email