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Marca Inatú é lançada para fomentar negócios da bioeconomia

Marca Inatú é lançada para fomentar negócios da bioeconomia

Essa semana a bioeconomia local ganhou reforço com o lançamento da Inatú, marca coletiva com produtos florestais amazônicos, e que inicia graças à parceria entre associações e cooperativas do Amazonas, com o projeto Cidades Florestais, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), e que está sendo financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, o qual busca fomentar o uso múltiplo da floresta como fonte de economia sustentável na região.

Para iniciar, a Inatú conta com 4 produtos em seu portfólio de vendas, sendo eles: óleo de copaíba, óleo vegetal de café verdade, óleo essencial de breu e óleo de andiroba, e irá beneficiar diretamente cerca de 2.500 pessoas, tornando-a uma marca de grande impacto social nos mercados regional e nacional ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade através da extração consciente dos recursos naturais amazônicos. A partir de agora, as comunidades extrativistas envolvidas poderão comercializar os seus óleos vegetais de forma industrializada e em maior escala. E o mais legal é que, após o lançamento, a Inatú passa a ser administrada pelas próprias comunidades extrativistas e ribeirinhas do Amazonas, localizadas na região de Lábrea, Silves, Carauari, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da gestão empresarial. Sabe aquela história do “ensinar a pescar”? O lançamento ocorreu na quarta-feira (19) e o evento pode ser conferido através do endereço eletrônico (https://www.youtube.com/watch?v=CBiy7lt-GLs).

Natura usa tecnologia para criar o “cheiro digital”

Imagina que você está com o Smartphone nas mãos e resolve comprar uma colônia da Natura, mas não conhece o aroma!  Bom, agora com o uso da tecnologia esse problema está com os dias contados! Tudo porque a gigante e poderosa dos cosméticos em parceria com a startup Noar, lançou um aplicativo que controla as fragrâncias, por meio de um demonstrador digital. Daí surge o “cheiro seco”, bacana né?  A empresa é a primeira do setor de cosméticos a apostar nesse tipo de dispositivo! Em pouco tempo, os consumidores poderão apreciar os perfumes por meio dos aparelhos celulares e tablets, será que fica o cheirinho no dorso da mão?

Acirra concorrência entre serviços de streaming no Brasil

A partir de dezembro de 2020, um novo serviço de streaming de vídeo desembarca no mercado brasileiro. Com o pitoresco nome que remete ao famoso cachorro da Disney, Pluto TV, concorrente da Netflix, pertencente à programadora ViacomCBS pretende arrebanhar público oferecendo 0800 (gratuitamente)  nada menos que 24 canais e filmes sob demanda.  E quem vai pagar essa conta? O bom e velho comercial, graças aos anunciantes! Prepara a pipoca!

Evento on-line discute transformação digital na Amazônia Ocidental

A Amazônia vem sendo assunto discutido em todas as esferas do poder público em âmbitos regional, nacional e até mesmo, internacional! Uma das discussões envolvem a implementação da Indústria 4.0 na ZFM. E para elevar o debate na segunda-feira (24) até a sexta (28), ocorrerá o evento “Amazônia recebe a Semana da Indústria 4.0”, que traz o tema “Aceleração da Transformação Digital no ecossistema da Amazônia Ocidental”. O webinar marca o lançamento do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), tendo como coordenadora o  Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS Amazonas). Com mais de 7h30 de duração, o evento contará com mais de 20 palestrantes, painelistas e profissionais atuantes no Amazonas, como Vania Thaumaturgo, presidente da Associação do Polo Digital de Manaus e Head do Instituto Eldorado; Euler Guimarães, presidente do CODESE e CEO de startups; Jacqueline Freitas, do SIDIA; José Teixeira, da Denso; Expedito Belmont, da DriveOn;  Sandro Breval, da UFAM; Luciana Minev, da Singulari; Fernando Moreira, da Fundação Muraki;  Olinda Marinho, da Faculdade Santa Teresa e da APEX; Túlio Silva, do ICTS;  Carlos Koury, do  Idesam; Elaine Garcia, do INDT;  Diônes Lima, da Softex; Rodrigo Silva, da FINEP;  Fabíola Almeida, do SEBRAE-AM; e Augusto Rocha, da FIEAM. Informações e inscrições acesse o endereço eletrônico (https://www.ppi40.com/).

Empreendedorismo feminino ganha força com “Bazar Sentimentos”

O INDT e a Lady’s Mall promovem, entre os dias 21 a 30 de agosto, no Sumaúma Park Shopping, o Bazar Sentimentos. Com o apoio da campanha “Mulheres Juntas Contra o Covid-19” e com a parceria do mall, por meio do projeto social, Suma Solidário, o Bazar visa fomentar a geração de renda e dar visibilidade a empreendedoras de moda cadastradas na plataforma Lady’s Mall. A ação ainda conta com o apoio da Mobile Modulados, Arena Tintas e BA Elétrica! O espaço exclusivo aos expositores estará no primeiro piso do shopping, aberto ao público e conta com uma programação que inclui dois dias de desfiles de moda, palestras e vendas de produtos.

RÁPIDAS & BOAS

Na segunda-feira (24), às 15h, acontece a live “Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e o Direito Administrativo”, com Antonio Lucas (especialista em Direito Processual Civil – UFAM) e Rosanila Feitoza (diretora da Diretoria Jurídica do TCE/AM). Acesse o endereço eletrônico, para inscrição (MEET.GOOGLE.COM/CIF-YJNN-MRO).

Na segunda-feira (24), às 15h, será realizado fórum do Comitê Indústria ZFM COVID-19 e contará com a participação do vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão. O tema desta edição são as “Novas Matrizes Econômicas do Estado do Amazonas”.  O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CIEAM no YouTube, inscreva-se no link (link https://lnkd.in/edFX2F6).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
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