Pesquisar
Close this search box.

‘Manaus Masterclass’ apresenta tutoriais sobre danças urbanas

‘Manaus Masterclass’ apresenta tutoriais sobre danças urbanas

Locking, popping, house, hip-hop e breaking vão dar movimento à primeira edição do “Manaus Masterclass”, projeto que oferece tutoriais sobre danças urbanas. As aulas online e gratuitas serão exibidas entre os dias 1º e 10 de fevereiro, por meio do Facebook e Instagram (@manausmasterclass).

A iniciativa foi contemplada no edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações emergenciais da lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. 

Segundo o idealizador do projeto, o coreógrafo Jone Batista, a proposta surgiu da necessidade de divulgar diferentes métodos de ensino voltados para danças urbanas, assim como ampliar a visibilidade de profissionais amazonenses que atuam no segmento. 

“Não encontrava material em formato de workshop com profissionais do Amazonas, somente vídeos de coreografias e espetáculos, mas não tinha professor dando aula. Então, investimos em uma produção de qualidade para alcançar pessoas além do nosso Estado. Para que os alunos consigam fazer em casa e não fiquem sem aula, independente de quarentena. Qualquer pessoa pode participar”, comenta o organizador.

O “Manaus Masterclass” trará dez profissionais, entre eles: Fernando Jacquiminut, com house dance; Letícia Rodrigues e Denis Carvalho, o Lock Fish, com locking; Fernando Castelo Branco, Marcelo Steel e Jone Batista, com hip-hop dance; e Keven Maia, o Popping Jaguar, e Felipe Jacquiminut, com popping, além dos b-boys Mayking e Manguinha, com breaking. Jone destaca que, durante o período de gravação do material, a equipe envolvida na produção cumpriu todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Quarta edição do Festival 5 Minutos em Cena abre inscrições

O Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance, realizado pela Panorando Cia. e Produtora, chega à sua quarta edição em 2021 e está com inscrições abertas para artistas e grupos participarem da programação. As inscrições são online e seguem até o dia 5/2, e o evento tem previsão de realização para março de 2021. O projeto conta com o apoio do governo federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

O regulamento completo para os interessados está disponível na bio do Instagram da produtora e também no link direto aqui. As inscrições podem ser realizadas diretamente aqui. Pela primeira vez, o festival irá receber tanto atividades presenciais, de acordo com os protocolos sanitários de segurança, quanto virtuais. O evento integra propostas das quatro Artes da Cena: o Circo, a Dança, o Teatro e a Performance.

No total, serão selecionadas 14 propostas com participações presenciais, e outras 6 em formatos virtuais, com duração que pode variar entre 4 a 5 minutos. O evento tem como objetivo desenvolver, estimular e difundir atividades artísticas na cidade de Manaus e possibilitar a avaliação crítica das experiências desenvolvidas pelos participantes de acordo com suas práticas, promovendo trocas de conhecimentos e a integração entre as áreas de Circo, Dança, Teatro e Performance.

Websérie conta a retomada da produção de quadrinhos no Amazonas

O ano de 2018 foi marcado pela retomada da produção em larga escala de histórias em quadrinhos no Amazonas, após quase 30 anos de poucos lançamentos. Essa é a história contada na websérie “Café & Quadrinhos”, do grupo Planos em Sequência, que teve o primeiro episódio já lançado na semana passada, no canal do grupo no YouTube. O projeto conta com o apoio do governo federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

Com fotografia de Diego Nogueira, edição e finalização de Ricardo Hossoe, Andréia Guimarães e Diono Cabral, pesquisa de Antônio Carlos Jr. e direção de Emerson Medina, a websérie “Café & Quadrinhos” retrata o momento em que um grupo de roteiristas e ilustradores resolveu organizar o lançamento de uma publicação em um evento em outro Estado. Foi o estopim para que outras publicações chegassem às bancas e para que outros coletivos de quadrinhos fossem criados no Amazonas.

A websérie apresenta um panorama de quem está realizando quadrinhos em Manaus, como os coletivos C4, o estúdio Black Eye e o coletivo Mátinta, formado por mulheres. Além disso, resgata a história de quem manteve a produção em décadas anteriores, como o cartunista Mário Adolfo, criador do Curumim, e o CQM (Clube dos Quadrinheiros de Manaus).

WEB+

  • LANÇAMENTO: Pabllo Vittar é estrela de remix com Lauren Jauregui

De olho em dois fandoms gigantes no Brasil e nos EUA, a cantora Lauren Jauregui, ex-integrante do Fifth Harmony lançou mais um remix de seu recente sucesso “Lento”, um bop latinoamericano cantado em spanglês, com toques de reggaeton e que agora ganha a energia brasileira emprestada pela BraboMusic. O remix já debutou, às 00h desta sexta, nos primeiros lugares em todas as plataformas. É o poder da Pabllo no Brasil e a força do furacão caribenho de Lauren Jauregui.

A cantora ainda disse, pelas plataformas digitais, que este é o último lançamento antes de sua nova era. O Brasil já respira ansiedade pelo LJ 1, primeiro trabalho solo da artista.

Enquanto isso, nada como contabiliziar um crescimentozinho de popularidade emprestado pela Pabllo.

  • CINEMA: Novo Willie Wonka fica par 2023

Willy Wonka, o dono da “Fantástica Fábrica de Chocolate”, vai ter sua trajetória mostrada. O filme deve chegar em 13 de março de 2023, segundo informações da Warner Bros, divulgadas nos veículos norte-americanos, como a Variety. A história, inspirada no livro “Charlie and the Chocolate Factory” que rendeu os dois filmes da fábrica, deve se concentrar nos primeiros dias de Wonka antes de ele lançar sua confeitaria mágica. E já há dois nomes para interpretar o dono da fábrica: Tom Holland e Timothée Chalamet.

O estúdio não deu muitos detalhes sobre o elenco, mas o site Collider afirmou que os dois atores, com 24 e 25 anos respectivamente, estão sendo os mais cogitados para viver Wonka. No filme de 1971, o personagem foi interpretado por Gene Wilder. Já em 2005, Wonka foi vivido por Johnny Deep, em um tom mais sombrio do que na versão anterior —Wonka era traumatizado pelo seu pai dentista.

  • TELEVISÃO: BBB tá de volta e com astros e estrelas pesados

Começou! Nesta semana, a Globo divulgou a lista dos integrantes do próximo Big Brother Brasil. Os nomes foram anunciados de dois em dois, em uma programação que a emissora chamou de “Big Day”. Ao todo, 20 participantes foram anunciados, divididos entre famosos (camarote) e anônimos (pipoca).

Os destaques, claro, ficam por conta dos famosíssimos que entraram. 

Karol Conká foi a primeira integrante do grupo Camarote a ser anunciada. A cantora e apresentadora disse que seu foco é conquistar o prêmio e falou que não quer pegar ninguém lá dentro.

A atriz Carla Diaz foi a segunda anunciada do grupo Camarote. Ela começou a carreira na TV bem novinha e aos 7 anos participou da novela “Chiquititas” e ficou ainda mais famosa após viver a personagem Khadija, em “O Clone”, com o bordão: “Muito ouro. Inshallah!”.

Camilla de Lucas, ícone das redes sociais também estará na nova edição do BBB. A influenciadora de 26 anos explodiu na internet em 2020. 

A cantora Pocah também foi anunciada como parte do grupo Camarote. 

Lucas Penteado, conhecido por ter intepretado o personagem Fio em Malhação, também fará parte da edição. 

Mas, o mais inesperado: o rapper Projota será um dos participantes do BBB 21. 

Assim como na quarentena do ano passado, sabemos que o reality vai dominar as nossas hashtags este ano, não?

  • HASHTAGS mais quentes: 

1 #Manaus – tem tanta coisa acontecendo em Manaus, que essa hashtag ficou quase a semana toda dominando as discussões na timeline nacional

2 #impeachment – cresce o clima contra o presidente no Brasil

3 #furafila – bombou na internet denúncia de pessoas furando a fila da vacina. 

4 #ladyGaga – a artista que ganhou o Oscar foi o assunto mais falado na última quarta-feira, quando cantou na posse de Joe Biden

5 #vacina – a vacina Coronavac chegou aos Estados e os profissionais de saúde começaram a ser imunizados. 

6 #vivaaciencia – essa hashtag é uma complementação da #4: Viva a ciência e viva nossos pesquisadores e cientistas.

7 #thelminha – a vencedora do BBB 20 está em Manaus ajudando hospital referência Covid-19

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar