Pesquisar
Close this search box.

Manaus é a 6ª colocada em ranking de pico de trânsito no Brasil

https://www.jcam.com.br/2903_TRÂNSITO.jpg

A 99, empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, apresenta os resultados da segunda edição do Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), estudo que é um dos principais termômetros de congestionamento do país, medindo as 10 maiores capitais do Brasil.

Segundo a pesquisa, as viagens em Manaus nos horários de pico levam, em média 67% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. Recife, a líder também em 2017, teve nesta edição taxa de 77%. Salvador foi a cidade a mais subir no ranking, indo do 9º para terceiro lugar, com índice de trânsito de 71%.

Os dados apontam como segundo lugar Porto Alegre. Duas das maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, surpreendentemente, ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente, na frente da capital amazonense.

O levantamento foi realizado durante o período de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2017, com base nas milhares de corridas de táxis e 99Pop, modalidade de carros particulares da empresa, nas 10 maiores capitais brasileiras, de acordo com dados do IBGE 2010.

“A pesquisa tem intenção de colaborar com a mobilidade urbana, fornecendo inteligência de dados, que identifica padrões de deslocamento das pessoas. A partir daí as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirma Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99.

O Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99) teve a sua primeira edição em 2017, analisando as corridas que ocorreram entre os dias 1º de junho e 31 de agosto nas cidades. O índice monitora o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamento. Ou seja, o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento nestas mesmas cidades em horários de trânsito livre.

Conhecidas pela lentidão no trânsito, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram pequena melhora no fluxo em relação a 2017, apresentando um pico de trânsito de 69%, contra 70% do ano passado.

Confira a seguir o ranking:

https://lh6.googleusercontent.com/WY5Jngr7GcG1J66VTBhxN42HoyIZKlUIONj7y5d9oi7RYbngkkufijZffOtAaGGkGp-gi8oKGBmvJqU5kM4_-TcGogvlZYIlcePIUNnqz2j1wM5fTjq496M1evy-6S8fPJ6rR1Ub
Fonte: 99

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar