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Startup comercializa guaraná e auxilia na preservação de terras indígenas

 Que tal desenvolver um negócio que seja rentável, bom pra saúde, pra população e pro meio ambiente? Parece até um negócio dos sonhos, mas ele existe. A startup amazonense Seed Restauro, fundada em 2019 pelo engenheiro florestal Laerte Nogueira (foto), comercializa o guaraná da Amazônia em cápsulas, contribuindo para o desenvolvimento econômico das populações localizadas na Terra Indígena Andirá-Marau, que compreende os munícipios de Parintins, Barreirinha e Maués (Amazonas), Aveiro e Itaituba (Pará). 

O propósito da Seed é oferecer o genuíno guaraná nativo do solo sagrado da terra indígena dos povos Sateré-Mawé, que são conhecidos como os filhos do guaraná, para o Brasil e para o planeta. “O nosso produto é feito a partir do melhor guaraná do mundo, com uma cultura de plantio, cultivo, colheita e processo de fabricação da matéria-prima únicas no mundo, que somente os povos Sateré-Mawé sabem fazer, dando um aroma e tonalidade ao guaraná únicas no mundo. Além disso, nosso produto possui todas as certificações e os selos de qualidade e origem, de sustentabilidade, de processo de fabricação, ou seja, está dentro de todas as exigências legais nacionais e internacionais, que o fazem estar apto a entrar em todos os mercados. Portanto, essa iniciativa tem muito potencial, apesar de ainda ser necessário vencer alguns desafios, como, por exemplo, mudar a maneira como o brasileiro vê e consome o guaraná, pois os benefícios de uma dosagem correta durante o dia são muitos para a qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas”, Nogueira ressalta.

De acordo com Laerte, o extrato natural de guaraná pode atuar como um estimulante do sistema nervoso central, ajudando na disposição, concentração, diminuição da fadiga, estado de alerta, maior resistência ao cansaço e sensação de bem-estar. As cápsulas contêm 500 miligramas de guaraná em pó para suplementação alimentar, o que nos dá uma força e tanto nesses tempos tão corridos. 

E nada melhor do que parcerias para o negócio decolar e gerar benefícios sociais e financeiros. A Seed Restauro iniciou parceria com o Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé, que mantém 350 associados, e com as empresas Fármacos da Amazônia e Farmazon, que contribuíram para o desenvolvimento do guaraná em cápsulas, desde a concepção da embalagem e etiquetagem até a sua composição e dosagem correta dos ingredientes de cada cápsula. Conforme Laerte, 40% da receita gerada com as vendas das cápsulas do guaraná em pó irão para um fundo de investimento e restauração de guaranazais na Amazônia.

Há apenas alguns dias, o produto recebeu o Prêmio Pio Corrêa de Inovação em Ciências Farmacêuticas da Biodiversidade Brasileira de 2021, iniciativa que reconhece e incentiva projetos inovadores relacionados à biodiversidade brasileira.  Os interessados podem conferir mais informações pelo perfil do Instagram da Seed Restauro (@seed_restauro), bem como podem adquirir as cápsulas de guaraná por meio do endereço eletrônico.

E-commerce brasileiro cresce e Marisa comemora a alta nas vendas 

Uma nova mentalidade vem desenhando o futuro: comprar por sites e/ou marketplaces! A pandemia nos mostrou como é mais simples e fácil comprar virtualmente do que ter que tirar o carro da garagem e seguir toda a via crucis para realizar uma compra presencial. Claro que a experiência da compra “física” não está com os dias contados, porém, no dia a dia a internet quebra um galho e tanto. E a bem da verdade é que o e-commerce brasileiro segue em ascensão, conforme dados dos indicadores MCC-ENET da e-camara.net em parceria com Compre & Confie. De acordo com o estudo, no acumulado do 1º semestre de 2021, houve 13% de aumento na quantidade de vendas online e 24% no faturamento total do e-commerce. Uma tendência que vem se pavimentando na vida do brasileiro. 

Seguindo esse bonde, agora é a vez da Lojas Marisa, empresa especializada em moda e lingerie feminina, ficar feliz com as vendas online. A empresa acaba de comemorar o resultado do marketplace criado há apenas 2 meses e já prevê crescimento. Os executivos do grupo esperam que a ferramenta seja responsável por nada menos que 20% de toda a venda dos canais digitais da varejista neste ano. E para alavancar de vez as vendas em 2022, a empresa pretende atuar com serviços como conta digital, pagamentos e recarga de celular. Tudo para facilitar a vida do consumidor. 

Empresa da “maior pizza do Brasil” bate os R$ 3,5 mi em faturamento e vai expandir por meio de franquias 

A pizza pode ter sido criada na Itália, mas os cariocas foram criativos e criaram a “maior pizza do Brasil”, com 90 cm. E pensa que não agradou? Agradou e muito! 

A Elephant, que comercializa e entrega a iguaria, bateu a casa dos R$ 3,5 milhões em faturamento nas três lojas localizadas no Rio de Janeiro e pretende expandir pelo Brasil por meio de franquias. Dificilmente o negócio dará errado, já que – de acordo com a Associação de Pizzarias de São Paulo, o país produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia! É muita massa e muita gente comendo a pizza! Vamos ver quem vai trazer essa franquia para Manaus! 

RÁPIDAS & BOAS 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação Muraki, está oferecendo a Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O curso terá 630 horas, divididas em 18 meses, e acontecerá de segunda a sexta-feira (das 18h às 22h). As inscrições vão até a terça-feira (8) e para outras informações é só enviar e-mail ([email protected]). 

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Promovido pelo IGTI, o seminário online Disruptive Revolution acontecerá entre os dias 7 e 10 de fevereiro e está com inscrições abertas. O evento, que é online e gratuito, irá abordar as tecnologias inovadoras que estão transformando o mundo, como IA, IoT e blockchain. Acesse a plataforma para informações e inscrições (https://bityli.com/lUOfq). 

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O designer Alessandro Dias irá ministrar o curso “Faça lives profissionais de forma fácil e simples”, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, das 19h às 21h. O curso será virtual (pelo Google Meet). Na ocasião, Alessandro irá explorar as funcionalidades do Streamyard e repassar dicas importantes para otimizar as lives. O investimento é de R$ 98 e informações pelo link (bit.ly/oilevier). 

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
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