Pesquisar
Close this search box.

Mais de 70% das famílias consideram que orçamento melhorou, aponta Ipea

Mais de 70% dos entrevistados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para o cálculo do Índice de Expectativa das Famílias revelaram ter atualmente um orçamento familiar melhor do que há um ano. A pesquisa revelou que apenas 20% percebem uma piora da situação financeira da família.
“A melhoria da situação financeira das famílias também revela um grau de confiança alto em relação ao futuro, com 77% dos entrevistados acreditando em melhorias nos próximos 12 meses”, avaliou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação da pesquisa no Rio de Janeiro.
Os maiores percentuais de famílias que constataram melhoria financeira foram verificados nas regiões Centro-Oeste (82%) e Norte (78%).

Bens duráveis

Apesar das expectativas positivas reveladas pela maioria dos entrevistados, o levantamento revelou cautela das famílias em relação ao consumo. Entre as famílias pesquisadas, 53% acreditam que o momento é ideal para comprar bens duráveis (como automóveis e eletrodomésticos), enquanto 37% apostam que ainda não é o momento adequado para esses gastos.
A Região Nordeste concentra a maior proporção de famílias (64%) que acreditam que o momento é adequado para compras. Já as famílias do Norte e do Sul do país se revelaram mais receosas em consumir do que otimistas com as compras (51% contra 47%; e 49% contra 42%, respectivamente).
“A comparação da pesquisa é em relação aos meses anteriores, quando o Brasil estava saindo da crise econômica com baixa expansão, e agora estamos em uma realidade superior que permite às famílias olharem para os próximos meses e acreditarem que o Brasil poderá continuar nessa marcha, mas isso não significa um aprofundamento do consumo das famílias”, concluiu Pochmann.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar