Pesquisar
Close this search box.

Lojistas de olho no ‘shopping 24 horas’

O Aeroshopping será o único centro de compras e serviços de Manaus que terá funcionamento 24h. O novo espaço do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes abrigará 133 lojas, 54 lojas a mais do que antes das obras, que tem previsão de ser concluída em dezembro. A novidade foi apresentada na última reunião da ACA (Associação Comercial do Amazonas) e, segundo o presidente da entidade, Ismael Bichara Júnior, os empresários locais ficaram bastante interessados em adquirir um espaço no aeroporto que será considerado um dos mais modernos do país.
“O local terá um número bem expressivo de lojas e, por conta disso, acreditamos que terá um grande fluxo de pessoas, não somente de passageiros, mas também de quem irá para comprar e passear com a família”, afirmou Bichara, que acrescenta que em virtude do próximo ano ser o da Copa do Mundo, o shopping deverá ser destaque para os consumidores estrangeiros.
Ele aponta também que, em virtude do novo shopping, isso poderá valorizar ainda mais a região onde ele fica localizado. “Aquela área do aeroporto é bastante privilegiada e acessível, o que deve facilitar a ida de muitos consumidores e empresas”, avalia o presidente da ACA.
A gerente regional comercial da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Tania Maria de Aquino Brito, explica que Aeroshopping é o conceito utilizado para o fortalecimento do varejo aeroportuário. “Acreditamos que o novo espaço poderá atrair novas e grandes marcas para o aeroporto”, frisou.
Ela comenta ainda que como a capacidade do aeroporto passará de 6 milhões para 13 milhões de passageiros/ano, esse aumento poderá refletir diretamente no aumento da receita dos concessionários instalados no aeroporto.
As lojas ficarão distribuídas nos níveis de embarque, desembarque e terraço do aeroporto. E possuirão dimensões diferenciadas, de acordo com as atividades comerciais, que variam de 2,40m² a 468,00 m². Haverá vários estabelecimentos, entre eles, calçados, joalherias, confecções, salão de estética, eletroeletrônicos, livraria, artesanato, farmácia, tabacaria, bebidas embaladas, lojas de conveniência, casa de repouso (dormitório express), engraxataria, câmbio, agência de turismo, locadoras de veículos, correios, restaurantes e lanchonetes.
Inicialmente serão licitados 105 espaços e, de acordo com a gerente, as licitações já foram iniciadas desde o dia 28 do mês passado, com a publicação do Pregão Presencial nº 036/ADNR/SBEG/2013 (Artesanato), com abertura para o dia 16/04. O prazo de cada certame realizado segue o previsto na lei nº 8666/93, de acordo com a modalidade empregada. As empresas devem atender os critérios estabelecidos para participação em licitações, previstos na citada lei no que se refere às regularidades jurídica e fiscal e ter o objeto social compatível com o objeto licitado. “Os concessionários vencedores do certames licitatórios pagarão de acordo com os valores ofertados nas licitações, cuja média de preço inicial por metro quadrado está em torno de R$ 250”, informou Tania Maria.
Atualmente, 880 operários atuam nas obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com projeto orçado em R$ 334 milhões. A Infraero juntamente com o Consórcio Encalso, responsável pela execução das obras, estimava que até junho 70% do empreendimento já esteja concluído. Entre as mudanças, está a troca do piso, aumento da área do check-in e do estacionamento de veículos, construção da praça de alimentação, climatização do saguão público e adequação às normas de acessibilidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar