Pesquisar
Close this search box.

Itacoatiara, no interior do Amazonas, ganhará shopping

Andréia Leite

@andreiasleite_  @jcommercio 

O município de Itacoatiara, na região metropolitana de Manaus, vai ser contemplado com um empreendimento varejista que será construído numa área de  mais de 2 mil m², destinado aos pequenos empreendedores. Trata-se do Shopping do Empreendedor,  uma iniciativa do Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas) que viabilizará  um espaço para exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas dos diversos segmentos econômicos do município.

Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, ainda não é possível informar sobre o conceito do shopping, nem  sobre os valores de investimento e estimativa de receita. O que se sabe é que a gestão do espaço será feita pelo próprio Sebrae e o cadastro e seleção dos empreendedores também ficará a cargo da entidade. 

Embora o  processo licitatório para o início das obras ainda esteja em elaboração, a expectativa é que a área ofereça um número grande de boxes para que o espaço acomode os pequenos negócios. Conforme o  presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-AM, Muni Lourenço, o empreendimento deve gerar empregos diretos que envolvem o processo de construção e após o lançamento, há projeção de grande demanda em mão de obra tornando o empreendimento uma fonte de desenvolvimento para a economia de Itacoatiara.

Dados do Sebrae-AM apontam que a estrutura deverá atender a demanda crescente de MEIs (Microempreendedores Individuais) na cidade, que aumentou 440% em 2021, na comparação com 2017.

Ainda, conforme levantamento, das novas empresas ativas em 2021 na terceira cidade mais populosa do Amazonas, 4,96% correspondem a EPP (Empresa de Pequeno Porte) (24 estabelecimentos), 22,9% correspondem a ME (Microempresa) (111 estabelecimentos), 68,2% correspondem a MEI (330 estabelecimentos) e 3,93% correspondem a Outros (19 estabelecimentos), de acordo com dados do Data MPE Brasil, do Sebrae.

O projeto, que é o primeiro desse porte a ser implantado no interior do Estado, vai ampliar ainda mais o leque econômico e de desenvolvimento do município que possui o terceiro maior PIB do estado. É a terceira cidade mais populosa do Amazonas, com mais de 104 mil habitantes, de acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2021.

Segundo Muni Lourenço, a área doada pelo município de Itacoatiara, está interligada com a unidade já existente do Sebrae. “Esse shopping do empreendedor disponibilizará espaços para um público significativo de empreendedores que vão poder comercializar e expor os seus produtos”.

Sobre o lançamento

Lançada na manhã desta terça-feira, (17),  a pedra fundamental do Shopping do Empreendedor, em Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), na Rua Acácio Leite, bairro Santo Antonio. 

Ponto de partida da interiorização do Sebrae Amazonas, no início da década de 1990, Itacoatiara foi o primeiro município do interior a abrir um escritório próprio do serviço. É o primeiro centro comercial voltado a este segmento por iniciativa do Sebrae-AM. 

Além do descerramento da placa da obra, o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenço, assinaram a entrega do título definitivo do espaço, concedido pelo município. Estiverem presentes o presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Benedito Junior, além de vereadores, secretários municipais, representantes de bancos, Senac, Senai, entre outros.

Na oportunidade, Muni Lourenço lembrou que as cidades de Manacapuru, Humaitá, Parintins já possuem escritórios do Sebrae recém-inaugurados. “Consolidando a presença do Sebrae no atendimento ao empreendedor caboclo”, ressaltou. “Sabemos que milhares de itacoatiarenses estão pensando em abrir o próprio negócio, ser patrão de si próprio, e o Sebrae está pronto para prestar atendimento”, destacou. 

O prefeito Mário Abrahim vislumbrou o novo espaço como importante ponto de desenvolvimento para o município. “Quando a gente vive nesse município, com todo potencial, não dá para ficar esperando. É preciso que a gente invista no empreendedorismo. Quando alguém vem para Itacoatiara, ninguém vê as pessoas se arriscarem. A gente quer ver as pessoas prosperarem”, disse.

“E esse será o primeiro shopping do empreendedor que o Sebrae abrirá no interior do Amazonas. É um marco”, observou a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said. “É o primeiro município em que o Sebrae começou sua interiorização. Então, o Sebrae tem uma história que só cresce aqui. Pela densidade empresarial, ele precisa estar junto”, apontou.

Outros dados

Em Itacoatiara, os setores econômicos que mais reuniram trabalhadores em 2020, levantamento mais recente, foram Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (3.764), Comércio Varejista (1.305), Fabricação de Produtos de Madeira (786) e Transporte Aquaviário (469).

Ainda naquele ano, 44,2% dos trabalhadores eram mulheres, com uma remuneração média por pessoa de R$ 1.643,15; 55,8% correspondiam a homens, com remuneração média de R$ 2.126,65.

De acordo com os dados da Receita Federal do Brasil (RFB), do total de estabelecimentos com registro até 2021, 38,9% correspondem a Outros (4.519 estabelecimentos), 14,4% correspondem a Micro Empresário Individual (MEI) (1.670 estabelecimentos), 44,2% correspondem a Microempresa (ME) (5.131 estabelecimentos) e 2,51% correspondem a Empresa de Pequeno Porte (EPP) (291 estabelecimentos).

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar