Pesquisar
Close this search box.

Instituições buscam parcerias para fortalecer cooperativismo

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) participou, entre 19 e 26, de outubro do congresso da Liga de Cooperativas da Região Toscana, na Itália, o 10º Congresso da Legacoop. A coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes, foi convidada pela Legacoop, juntamente com o diretor do Departamento de Planejamento do Sebrae/AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Amazonas), Vicente Schettini, e o presidente do Sescoop/AM (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), Petrúcio Magalhães Junior, para conhecer algumas cooperativas daquela região.
A Suframa, o Sebrae/AM, o Sescoop e a Legacoop estão articulando a formalização de um acordo de cooperação para o fortalecimento do cooperativismo no Estado do Amazonas, que contemplará ações de intercâmbio, gestão de cooperativas e de negócios e estreitamento de relações comerciais entre as cooperativas amazonenses e italianas.

Arranjos produtivos

Em outra ação de desenvolvimento da produção local, a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Eliany Gomes, participou até ontem da 4ª Conferência Brasileira de APLs (Arranjos Produtivos Locais), em Brasília, com o tema: “APL – Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade – Novas Formas de Olhar o Espaço Produtivo”. Durante o evento, Eliany Gomes ministrou a palestra com o tema “Ações da Suframa no apoio aos APLs dos Estados da Amazônia Ocidental” e teve reunião com os Núcleos Estaduais dos Estados da área de Atuação da Suframa. A autarquia é membro do Grupo Técnico de Arranjos Produtivos Locais, Coordenado pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), composto por 33 instituições (federais, de crédito, Confederação Nacional da Indústria e Sistema S). O evento contou com apresentação de projetos e casos de sucesso dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs; paineis com o tema: “Aglomerados Produtivos: Análise da Experiência Nacional e Internacional” e “Arranjos Produtivos Locais: Estratégias para o Futuro”, além de apresentações das ações das instituições do GTP-APL e diversas mesas redondas e setoriais sobre APLs.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar