Pesquisar
Close this search box.

Linha branca tem preço menor com redução de IPI

https://www.jcam.com.br/ppart01112009.jpg

Levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) mostra que a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para eletrodomésticos, que vigora desde abril para produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar), levou a uma queda efetiva nos preços desses produtos no varejo.
Enquanto a inflação média calculada pelo IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor – 10) subiu 2,18% de abril a outubro de 2009, Foram registradas fortes quedas de preço, no mesmo período, em refrigeradores e freezers (-6,45%); máquinas de lavar roupas (-7,64%) e fogões (-2,77%).
O economista da FGV e responsável pelo levantamento, André Braz, observa que a pesquisa de preços foi realizada durante o período de renúncia fiscal do IPI para o segmento. Os dados comprovam que a redução do imposto atraiu mais consumidores.
Braz ressalva, porém que o movimento pode contribuir para aumentar a demanda temporariamente, mas deve reduzir espaço para novas quedas de preços no futuro. De qualquer forma, a movimentação de preços dos bens duráveis não afeta de forma significativa a inflação para o consumidor.
“Ao contrário de alimentos e tarifas públicas, não são gastos correntes das famílias. Por isso, não chegam a onerar nem 1% do orçamento mensal”, comentou, lembrando que o peso do item no cálculo geral é bem reduzido.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar