Pesquisar
Close this search box.

Indústria 4.0 no nosso dia a dia

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Pode até ter ouvido, mas não sabe o que significa, não é? Para entender mais sobre o assunto, e este tipo de indústria que está bem ao nosso lado, no dia a dia, e nem percebemos, é que o professor e pesquisador Daniel Nascimento e Silva acaba de lançar o livro ‘Arquitetura Rami 4.0 – estudos teóricos e práticos’, junto com Hiparco Leitão Vieira e Nivaldo Rodrigues e Silva.

“Em linguagem simples e exata, Indústria 4.0 é a interconexão de tudo com tudo. Ela interconecta sua geladeira com a temperatura ambiente da rua ou da sua casa, com o seu celular, com a empresa de fornecimento de energia, com os fabricantes das peças e empresas prestadoras de serviços, enfim, com tudo”, explicou.

“Você já falou algo perto do seu celular sobre algum produto e em seguida ele te mostra uma propaganda querendo vender justamente aquele produto de que você estava falando? Já fez dívida em uma empresa e quando foi tentar comprar a crédito a compra foi negada? Já viu vídeos de fábricas funcionando somente com robôs na produção e humanos controlando o que eles fazem? Já assistiu a filmes em 3D? Isso tudo é Indústria 4.0”, completou.

Até na simples compra de um vidro de maionese a Indústria 4.0 está presente. No instante em que é feito o pagamento o almoxarifado da loja fica sabendo, bem como o armazém geral da empresa de que ela faz parte, o Governo do Estado recebe o imposto que, naquele momento, já foi pago. O governo federal também sabe de tudo, através dos órgãos de controle, como Receita Federal e Banco Central; a empresa de cartão de crédito, e uma enormidade de outras instituições estão conectadas instantaneamente.

No PIM

“A Indústria 4.0 é a esperança real de contornar todos os problemas de sustentabilidade que até agora enfrentamos. E estamos vencendo. Por exemplo, o cerrado brasileiro era terra que ninguém queria. Hoje essa terra alimenta 25% do planeta graças à Indústria 4.0. A cura da pandemia só se tornou possível por causa da Indústria 4.0. A perspectiva de vida tem aumentado e vai continuar aumentando por causa da Indústria 4.0”, falou Daniel.

Resumindo, a Indústria 4.0 é a interconexão de tudo quanto é tipo de tecnologia visando o aumento do bem-estar humano sem comprometer as gerações futuras. A Indústria 4.0 é tanto uma filosofia, uma vontade de fazer acontecer, quanto um esforço coletivo planetário, para que ela seja implantada em todos os lugares.

E o PIM (Polo Industrial de Manaus) não fica atrás nessa questão. Algumas organizações internacionalizadas, em estágios avançados; as nacionalizadas de alta capacidade competitiva, em estágios medianos; e a maioria das locais, ainda em estágios iniciais, seguem essa tendência mundial.

“De uma forma ou de outra, todas as indústrias já têm alguma interconexão. Um exemplo é a nota fiscal eletrônica, os sistemas de custeios automatizados, a programação e controle da produção feito através de mecanismos inteligentes, a detecção de falhas nos produtos antes que eles aconteçam e assim por diante. O problema, e grande dificuldade, é encontrar quem saiba operar e implantar a Indústria 4.0. Por isso a necessidade de se capacitar profissionais, como o Ifam (Instituto Federal do Amazonas) começou a fazer”, informou.

Vários públicos

Por isso o título do livro ‘Arquitetura Rami 4.0’. Rami significa ‘Reference Architectural Model for Industrie 4.0’, ou ‘Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0’.

“Na prática, e em linguagem popular, se uma organização (empresa pública ou privada) ou instituição (como escolas, Exército, governos) quiserem implantar a Indústria 4.0, a forma mais rápida e sem atropelos é o uso da Rami 4.0. Em termos analógicos, se quero construir uma casa preciso de uma planta arquitetônica, plantas hidráulicas, de iluminação, de fundação, de ventilação e assim por diante, e de engenheiros especializados, arquitetos e designers para fazer essas plantas. A Rami 4.0 é todas essas plantas esquematizadas, como modelos de referência, ao mesmo tempo para construir a Indústria 4.0 do jeito que a gente quiser”, contou.

‘Arquitetura Rami 4.0 – estudos teóricos e práticos’ é indicado para vários públicos: estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento. Não importa a formação do profissional, mais cedo ou mais tarde ele terá que trabalhar interconectado com outras pessoas para o alcance de objetivos comuns; dirigentes institucionais, públicos e privados, precisam conhecer como e por que sua gestão deve ser compartilhada, principalmente por força de lei; dirigentes organizacionais, de empresas de qualquer tamanho e se tem ou não finalidade econômica, aos poucos todas estão sendo obrigadas a entrar na Indústria 4.0, como é o caso das notas fiscais eletrônicas; e cidadãos, muitos dos quais já estão na Indústria 4.0 e não sabem: quando se faz o pagamento no supermercado, a autorização do banco dispara informações para diversos lugares que o dono do cartão nem imagina.

Como adquirir o livro: 9 9166-9984.  

Por Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar