Pesquisar
Close this search box.

Show “Renato Russo Vive” no Largo para comemorar o aniversário de Manaus

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

Os fãs de Renato Russo e da Legião Urbana terão dois motivos para comemorar o 24 de outubro, na próxima segunda-feira. O primeiro é porque nossa cidade estará completando 353 anos, e o segundo é pela realização do show ‘Renato Russo Imortal’, com o cantor Márcio Tinoco e a banda Black Cold, se apresentando no Largo de São Sebastião, a partir das 17h. Detalhe: Carlos Trilha fará uma participação especial no show. O catarinense Carlos Trilha é músico e produtor musical. Ele foi o arranjador e produtor dos CDs solo de Renato Russo ‘The stonewall celebration concert’, ‘Equilíbrio distante’ e ‘O último solo’. Também atuou como músico de apoio em turnês da Legião, bem como músico de estúdio.

Márcio se orgulha de dizer que o ‘Renato Russo Imortal’, é hoje o maior tributo ao líder da Legião, da Região Norte, fato reconhecido por Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana, cujos sucessos tomaram conta do Brasil na década de 1980 e início da década seguinte.

“A ideia do tributo é antiga. Surgiu em 2001, quando eu estava com a minha primeira banda, Evidências. Com o passar dos anos, o tributo se tornou o maior evento em torno do nome de Renato, no Norte, unindo fãs clubes de todos os estados daqui”, afirmou.

“Usamos o nome de ‘Renato Russo Imortal’, show conhecido em todo o Brasil, porque a Legião Urbana voltou a tocar, então preferi fazer o especial voltado exclusivamente para ele”, explicou.

Márcio comemora um número maior de pessoas a cada novo show. Em 2018 a apresentação reuniu cerca de doze mil pessoas no ‘O Sindicato BBQ-Drinks’, em Manaus.

Freddie Mercury

Márcio Tinôco é cantor, compositor, e letrista. Nasceu em Manaus, em 1984, apenas dois anos após o surgimento da banda, que agora idolatra. Em 1999, com apenas 15 anos, começou a cantar profissionalmente. Lembra não ter recebido nenhuma influência familiar que o levasse a entrar no mundo da música tendo seguido apenas o gosto que sentia ao ouvir os artistas nacionais e internacionais.

Apesar do tributo a Renato Russo, Márcio confessa que sua primeira influência musical foi Freddie Mercury que, internacionalmente, ele considera como o cantor número 1, enquanto no Brasil, lógico, o primeiro é Renato Russo. O cantor amazonense também navegou nas trilhas sonoras de Elvis Presley; The Beatles; Jim Morrison, do The Doors; e Michael Hutchence, do INXS, ou seja, uma verdadeira viagem musical através das décadas de 1950, 60, 70 e 80, com estilos bem distintos.

Em 2009 Márcio passou a integrar a banda Black Cold, formada com integrantes de outras bandas nas quais ele havia participado. Os músicos não só se apresentam nos especiais e tributos à Legião Urbana, como também tocam as músicas autorais de Márcio. Seus integrantes são: Ediel Castro (violão), Mykon Garcia (baixo), Leland Neto (teclado), Gabriel Macedo (guitarra), e Josias JR (bateria).

Além de se apresentarem nos interiores do Amazonas, Márcio e Black Cold já ultrapassaram as fronteiras do Estado, realizando shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Na performance do dia 24 serão relembrados os maiores sucessos da Legião: ‘Será’ e ‘Ainda é cedo’, de 1985; ‘Tempo perdido’, ‘Eduardo e Mônica’, ‘Quase sem querer’, e ‘Índios’, de 1986; ‘Faroeste caboclo’, de 1987; ‘Pais e filhos’, de 1989; ‘Vento no litoral’, de 1991; apenas para citar algumas.  

Agora na Atração

No dia 11 passado fez 26 anos da morte de Renato Russo e este show, agora, soará como uma homenagem aos rapazes que, com suas músicas cheias de poesia, embalaram os jovens da década de 1980.

“Para tornar essa homenagem ainda mais forte, convidamos o Carlos Trilha para se apresentar junto com a gente, e ele topou. É um convidado especial. Ele irá entrar em algum momento do show. Ainda não sabemos em qual momento. É surpresa para o público. Ele irá tocar e cantar algumas canções, também, e faremos alguma surpresa a respeito dos trabalhos solos que ele realizou com o Renato”, adiantou.

No dia 6 de maio deste ano Márcio passou para outro degrau em sua carreira ao assinar contrato com a gravadora Atração, de São Paulo, que tem em seu catálogo cantores como Agnaldo Timóteo, Demônios da Garoa, Turma do Pagode, Wanderley Andrade e Márcia Novo. Agora, a Atração é a responsável pela distribuição do trabalho de Márcio e tudo relacionado às suas músicas autorais. O cantor, compositor, e letrista espera que sua contratação desperte a curiosidade dos produtores artísticos e gravadoras do Sudeste em querer conhecer as músicas boas que vários artistas, dos mais diversos estilos, fazem aqui no Amazonas.

“Agora, devido a esse contrato com a Atração, e meu trabalho autoral, passo mais tempo em São Paulo, mas o meu especial ao Renato continuará sempre acontecendo, aqui em Manaus, no aniversário da cidade. Essa é uma forma de comemorar o aniversário de minha cidade, presenteando Manaus e os fãs da Legião”, finalizou.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar