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Implementação dos princípios da qualidade total na gestão de recursos humanos, parte 3

É fator conflitante para muitos empresários e até mesmo para os próprios gerentes, reconhecer a força existente na relação chefe/subordinado como motivador do sucesso organizacional. Este impasse tem despertado muito interesse por especialistas na área administrativa, que determinam como ponto crítico na relação chefe/subordinado, a relação causa e efeito oriundas do comportamento gerencial.
Cada vez mais está se tornando evidente que as dificuldades na implantação de um Programa de Qualidade está relacionada com o seu próprio sistema de gestão. Especialistas na área da qualidade como principal dificuldade no estabelecimento dos programas de qualidade total a ingerência administrativa na área de recursos humanos. Gerentes e administradores não estão dando a devida importância aos princípios e metas estabelecidos pela qualidade, julgando desta forma como causas de fracassos de um TQM problemas técnicos.
Os gerentes é que fazem a ligação entre a empresa e as pessoas, são eles que estão no meio, dando vida e movimento à organização; portanto, diante da implantação de um programa de qualidade, é ele (gerente) que está dando direção e sentido aos princípios estabelecidos na gestão de recursos humanos. O gerente é a composição de forças e interesses dentro de uma organização. A organização madura ou bem-sucedida acredita que depende umbilicalmente dos seus funcionários, mas necessita que as atitudes gerenciais devam estar operando em prol da valorização do ser humano na organização, tornando a vida destes mais prazerosos e menos complicada, objetivando resultados mais eficazes para o sucesso organizacional.
Associado aos fatores expostos até o momento, cabe-nos salientar que os PQT são formados por princípios que devem ser integrados em um plano de implementação coerente. Princípios são intangíveis. Ao comercializar intangíveis, as organizações sabem que devem torná-los tangíveis para os clientes internos.
A única maneira pela qual os líderes podem tornar os princípios tangíveis e reais para os seus seguidores são através de seus comportamentos e ações. Os colaboradores vêem seus líderes como modelos de como devem se comportar. E, na dúvida, acreditam mais nas ações que nas palavras. As pessoas que estão ao redor de um líder estão sempre alertas para aquilo que ele está fazendo. Embora dêem importância ao que os líderes dizem, elas somente ficarão impressionadas pelo comportamento deles.
Palavras são uma coisa e ações, outra. Quando se trata de estabelecer um exemplo, as pessoas estão mais inclinadas a acreditar em seu comportamento do que em suas palavras. A consistência entre palavra e ato determina a integridade ou autenticidade gerencial, tipificando sólida organização que sabe para onde segue.
Visto que a qualidade estabelece uma política de valorização do ser humano, estendendo ao mesmo, altos níveis de produtividade, por que muitos programas entram rapidamente em declínio?
O motivo deste declínio é a falta de ética nas atitudes de gerenciamento. Especialistas na área da Qualidade são taxativos em afirmar que a qualidade é bem entendida, possuindo uma política de favorecimento as boas relações no trabalho, porém, dificilmente praticada. Existe um abismo entre os princípios estabele­cidos pela qualidade e sua ­verdadeira aplicabilidade (gestão administrativa).
O PQT é uma ferramenta que, quando bem utilizada, traz resultados muito positivos para a organização. A QT, sendo bem implementada na sua gestão de recursos humanos, constitui-se um diferencial de sucesso das demais empresas. Diz-se bem implementada, quando realizamos de forma coerente aquilo que pregamos.
As mudanças organizacionais (maior reconhecimento e valorização do ser humano nas organizações) que almejamos com tanta ansiedade, decorrem da ação dos indivíduos (prática), especialmente daqueles colo­cados em posições chaves nas organizações. São indivíduos que tomam decisões e que afetam o destino das organizações por eles dirigidas.
Infelizmen

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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