Pesquisar
Close this search box.

Imperador do Japão é lembrado e seu aniversário e comemorado no mundo todo

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

Um almoço realizado na terça-feira, 27, no Novotel, pelo Consulado Geral do Japão em Manaus, comemorou o aniversário de 64 anos do imperador Naruhito, do Japão, ocorrido no dia 23 de fevereiro. Na ocasião o cônsul geral, Masahiro Ogino e esposa Yayoi, recepcionaram cerca de 200 convidados, entre empresários, políticos e membros da comunidade nipônica residente em Manaus.

Em seu discurso, o cônsul geral agradeceu a presença dos convidados e lembrou da secular amizade existente entre Brasil e Japão reforçada ainda mais a partir de setembro do ano passado quando seu país deu início a isenção do visto para os cidadãos brasileiros, portadores de passaporte comum eletrônico, que tenham por finalidade atividades de curta duração, não superiores a 90 dias. Masahiro falou ainda que o Polo Industrial de Manaus reúne mais de 40 empresas japonesas e que o Japão aguarda a instalação de empresas brasileiras em território japonês. Finalizando, o cônsul geral citou algumas empresas japonesas que estavam ali presentes com estandes: o restaurante de comida oriental Shin Suzuran, a Hisamitsu Farmacêutica, a agência de viagens ATS Tur e a Nippon Comércio de Bebidas e Alimentos.

Em seguida foi servido chá verde gelado acompanhando bolinho de arroz recheado com atum, coberto com uma folha de alga, estes, preparados na hora e servidos numa pequena canoa artesanal. Enquanto isso, o cônsul geral e sua esposa posaram para fotos com os convidados.

Investindo em Manaus

Hiroya Takano, proprietário do Shin Suzuran, restaurante que com 45 anos de existência, em Manaus, se tornou referência entre a comunidade nipônica, os japoneses que vêm à capital amazonense e os manauaras, serviu pratos com sushis. Hiroya é especialista em culinária japonesa, mas utiliza peixes e temperos amazônicos na confecção desses pratos, como o ‘sushi amazônico’, que leva tucunaré; e o ‘sushi vitória régia’, com calda dessa planta amazônica e pequenas rodelas feitas de seu pecíolo.

A sede da Hisamitsu Farmacêutica fica na cidade de Tosu, na prefeitura de Saga, na ilha de Kyushu. Em Manaus, a empresa está localizada no Polo Industrial. Nos eventos japoneses a Hisamitsu distribui o seu ‘carro-chefe’, o ‘Bye bye – fever’, adesivo de gel para resfriamento, que deve ser colado na testa, indicado para quem está com febre. O resfriamento é imediato e o adesivo pode ficar colado por até dez horas.

Também esteve presente no evento a ATS Tur, agência especializada em viagens para o Japão. A agência organiza roteiros para várias cidades do país mostrando as melhores rotas para se chegar até lá, as melhores épocas para visitas, e recomenda cidades onde o visitante pode ver belas paisagens, desfrutar da gastronomia tradicional ou fazer compras.

Os representantes da Nippon estavam pela primeira vez em Manaus, onde vieram divulgar marcas de saquês. Hiroshi Kawazoe, diretor da Nippon, explicou que a empresa tem três lojas em São Paulo e sua estada na capital amazonense era para estudar o mercado e ver a possibilidade de abrir uma loja aqui. Após a fala do cônsul geral, os representantes da Nippon fizeram uma demonstração do ritual milenar Kagami-Biraki, ou Kagami-Wari, que consiste na quebra da tampa do barril de saquê com martelos de madeira. Depois a bebida foi oferecida aos presentes. A cerimônia geralmente se realiza em festividades como casamentos, festas, entre outras celebrações com o espírito de compartilhar um momento feliz, de união, cooperativismo e dedicação de um grupo. O saquê é considerado sagrado e por isso está presente na maioria das cerimônias no Japão.

Encerrando a comemoração, o bufê do restaurante do Novotel foi disponibilizado para os convidados.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar