6 de maio de 2021

Ainda que o e-commerce venha crescendo sensivelmente – principalmente em tempos de pandemia da Covid-19 – o varejo físico ainda responde por boa parte das vendas, principalmente em redes de supermercados e lojas de departamento. Logo, usar a tecnologia para prender a atenção do consumidor nesses espaços torna-se algo crucial, ainda mais no período de retomada. E é esse nicho que a Tata Consultancy Services (TCS) quer explorar, a partir de duas soluções que a companhia ao Brasil para dar mais agilidade nos processos de negócios e no uso de dados.

O objetivo dessas soluções – que pertencem à divisão Algo Retail, focada em varejistas – é oferecer uma experiência de compra hiper personalizada para clientes do varejo. Para isso, as plataformas oferecidas pela consultoria apostam em Big Data e Análises Preditivas customizáveis e localizadas. E elas atendem pelos nomes de TCS Optumera e TCS OptUnique.

A primeira solução, o TCS Optumera, é composta por diversos módulos e utiliza os recursos de IA e machine learning, para gerar recomendações de otimização de espaço em lojas, de sortimento online e offline e de otimização de preços e promoções para itens de varejo online e offline – e com isso alcançar um aumento de até 3% a 5% nas vendas.

Além disso, solução é altamente escalável e transparente nas recomendações e possui recursos de automatização de configurações e de tarefas, o que permite uma redução nos tempos gastos com processos de gestão das equipes comerciais. Também permite a análise de impacto em cenários criados, como, por exemplo, a partir do ajuste no preço de um item, fazer a re-projeção de margem e volume dos itens relacionados.

Já a ferramenta TCS OptUnique permite possibilidades de hiper personalização e utiliza IA para transformar a experiência do cliente com a marca. A solução torna possível ter em tempo real, a hiper personalização de ações, unificadas e orquestradas para oferecer aos clientes, experiências individuais nos diversos meios de interação, sejam mídias sociais, pontos de venda, site ou telefone celular, para aumentar o CLV – Customer Lifetime Value.

A solução permite ainda definir ações com base nos objetivos de negócio – aumento da base de clientes, aumento do ticket médio para clientes fidelizados, entre outros – e evita a “fadiga” do cliente, que ocorre quando diversos times abordam a mesma pessoa por meio de ações não orquestradas. Além disso, a plataforma permite personalização para usuários conhecidos e desconhecidos com perfis de 720 graus – usando informações internas e externas.

 Entre os principais benefícios do investimento no OptUnique, também estão, de acordo com um levantamento da TCS, 10% de aumento na base de clientes de usuários anônimos para clientes fiéis, 20% de redução nas saídas de página e abandono de carrinho, 25% de aumento na conversão, redução de 20% nos gastos gerais de marketing e redução de 75% na perda de clientes da base, com melhoria da qualidade da comunicação.

Retomada

Segundo a TCS, o uso de suas soluções podem ser especialmente eficientes à medida que os varejistas desenvolvem e aprimoram estratégias para o novo começo pós-pandemia, que ao que tudo indica será marcado por mudanças no comportamento de consumo, custos crescentes, implementação de novas normas de segurança e inúmeros outros desafios. Logo, é essencial que as empresas estejam preparadas para responder rapidamente a este cenário.

“Estamos orgulhosos em trazer soluções tão importantes para o mercado brasileiro e no momento em que o varejo mais precisa de ferramentas para se transformar na velocidade imposta pelo cenário da pandemia de covid-19″, afirma Gustavo Trevisan, Head de CPG, Varejo, Mídia e Telecom para o Brasil na Tata Consultancy Services (TCS). “O setor de varejo está em constante transformação e agora, como nunca, é muito importante investir nas soluções e tecnologias corretas para garantir o sucesso e a continuidade dos negócios”. 

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