Pesquisar
Close this search box.

Harmonizar com inteligência artificial

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/12%20Dez/07/2312_B1a.jpg

Antes bastava ter bom gosto, ou não, para escolher o vinho que iríamos beber nas ceias de fim de ano. Agora, em tempos de inteligência artificial, um aplicativo faz isso.

“Através do nosso aplicativo nós matematizamos o vinho e o transformamos em um algoritmo capaz de casar a bebida com pessoas e comida. É o que nós chamamos de enoperfil: as características que uma pessoa leva em conta ao escolher determinado tipo de vinho”, explicou Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine, plataforma digital de serviços e compra de vinhos.

“Seguindo a mesma lógica, também matematizamos a comida e, através dos algoritmos, tentamos chegar numa maior aproximação entre prato e vinho para conseguir a harmonização correta”, completou.

Mas, mesmo com ‘essa tal’ de inteligência artificial, a inteligência humana será sempre fundamental para a escolha de bons vinhos, conforme garantiu o próprio Marcelo. A seguir, ele dá algumas dicas de como se aproveitar melhor da bebida de Baco durante a ceia natalina.

“É possível consumir vinho antes, durante e depois da ceia, isso vai de pessoa para pessoa. O espumante, por exemplo, abre o apetite, então é uma boa opção para tomar antes da ceia. O vinho branco pode ser degustado durante a ceia, buscando harmonizar com o prato desejado. No caso da sobremesa é possível tomar o vinho como um digestivo ou finalizador. Nesse caso, recomendo vinhos doces como o Sotero, Tocai ou vinho do Porto”, listou.

Lista de dicas

E quem tiver ganhado de presente várias garrafas de vinho, pode saborear todos durante a ceia, porém, com um detalhe: nada de misturar.

“Sem problema algum podemos beber mais de um rótulo durante a refeição, mas evitar misturar diversos rótulos para o mesmo prato. É arriscado. A harmonização pode não dar certo”, afirmou.

Faça uma lista das outras dicas de harmonização indicadas por Marcelo. O vinho tinto é recomendado para as carnes e pratos mais pesados. O tinto médio ou encorpado combina quando a carne está bem gordurosa. Com o peru o ideal é tomar tintos leves ou médios. O chester segue a mesma linha do peru e a sugestão são os vinhos brancos amadeirados, espumantes e também tintos leves como Pinot Noir ou Tempranillo que são os que mais combinam com esses tipos de carnes, bem comuns no Natal. O bacalhau combina com vinho branco, como o Chardonnay, mas tudo vai depender do preparo do peixe. Se for frito, vinhos brancos ou amadeirados. Mas se for aquela bacalhoada clássica com azeitona, pimentão e outros itens, aí pode colocar o vinho tinto português. Vinhos mais leves como o branco e o rosé combinam bastante com massas e também com saladas, se for o caso. Na hora dos doces da sobremesa a regra clássica para harmonizar é que o vinho precisa ser mais doce do que o doce. O Asti Moscatel combina bastante com frutas vermelhas, como o morango e a cereja. Mas se for um doce mais pesado como torta de nozes a sugestão é o Porto Tawny. Para quem é mais tradicional e fica só nos chocolates, o recomendado é o Porto Ruby.

Até para o tradicional pirarucu de casaca amazonense (lascas de pirarucu seco, farinha de Uarini no leite de coco, batatas e bananas fritas, ervilhas verdes) Marcelo deu uma dica.

“Pinot Noir da costa chilena tipo Casa Branca é uma linha mais leve que combina bastante com peixe. Outras opções são vinhos brancos do Alentejo, Tempranillo espanhol La Mancha, vinho Aragonez de Portugal do Alentejo e vinho branco Antão Vaz português”, ensinou.

O que é a Eniwine

Rosé ou brancos combinam bastante com massas

Pensando em como ajudar os apaixonados pela gastronomia e por vinhos a conseguir harmonizar perfeitamente os tradicionais pratos de Ano Novo com bons vinhos, Marcelo Abrileri, fundador e idealizador da Eniwine, dá dicas de como as pessoas podem utilizar a tecnologia para escolher o melhor vinho para sua ceia, além de comentar um pouco sobre quais pratos ficam mais harmônicos com determinado tipo de vinho.

A Eniwine é uma plataforma de vinhos que utiliza inteligência artificial para ajudar o consumidor a harmonizar a bebida. 

A plataforma reúne em um mesmo espaço digital diversos serviços para os amantes de vinho. Através da Vitrine, a marca oferece inúmeras opções da bebida de diversos produtores, importadores e lojistas. E com o Eniwine Club, exclusivo para associados, é possível acumular créditos para gastar quando quiser em compras futuras, com a garantia do menor preço do mercado porque a Eniwine oferece descontos especiais para seus associados. Além disso, através do aplicativo da marca é possível ter acesso a diversas soluções práticas para quem aprecia bons vinhos, como um gerenciador de adega e sommelier particular que conhece seu gosto e oferece as melhores opções para seu perfil. A Eniwine Club é o único lugar onde quem escolhe o vinho é o associado. O serviço inédito oferece aplicações úteis para enófilos iniciantes e avançados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar