Pesquisar
Close this search box.

Guedes joga água na fervura

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/21/gUEDES%20E%20BRAGA.jpg

O ministro da Economia, Paulo Guedes, jogou água na fervura da crise gerada por declarações dele próprio sobre a Zona Franca de Manaus. Ontem ele recebeu a bancada do Amazonas e disse que recebeu do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a orientação de estudar alternativas para preservar a Zona Franca de Manaus, dentro da reforma tributária. A fala foi reforçada pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, também presente à reunião. É ele quem está estudando as medidas que serão tomadas para reduzir a carga tributária e criar um ambiente de negócios favorável no Brasil. Ficou claro para os deputados federais e senadores que as mudanças vão acontecer, sim, mas que há um olhar diferenciado em relação ao modelo implantado em Manaus. Por isso, o ministro e o secretário fizeram questão de falar eles próprios com a imprensa ao final do compromisso, para não permitir novas especulações sobre o tema. O clima era outro, bem diferente àquele que reinou depois da entrevista da semana passada.

NO CAS

Paulo Guedes inclusive confirmou que deve presidir uma das próximas reuniões do Conselho de Administração da Suframa, para reforçar a intenção de manter o Polo Industrial de Manaus. Ele ainda não detalhou que tipo de vantagens vai oferecer para as empresas instaladas na capital amazonense, mas só sua presença já seria suficiente para gerar otimismo no modelo.

ARGUMENTANDO

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Junior, cumpriu extensa agenda em Brasília, ontem, com o objetivo principal de discutir e entregar a proposta construída pela autarquia, que busca modificações nas consultas públicas em andamento para alteração nos Processos Produtivos Básicos de telefones celulares e de notebooks, netbooks e ultrabooks. As consultas públicas realizadas pelo Ministério da Economia foram encerradas ontem.

EMPATADO

O julgamento que define se as empresas que comprarem do Polo Industrial de Manaus podem ou não creditar o Imposto sobre Produtos Industrializados foi suspenso ontem pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, no momento em que o placar estava empatado em 2 a 2. O que gerou alento foi o pronunciamento do próprio Tofolli, em aparte a Luiz Alberto Barroso, em que ele praticamente fez uma defesa da Zona Franca de Manaus.

OLHO NA OBRA

Em audiência pública ontem, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas articularam a criação de um grupo de trabalho para defender os interesses de compradores de um empreendimento imobiliário da PDG, o “Ville Stadium”, localizado no bairro do Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. A obra dos prédios, que tinha entrega prevista durante a Copa do Mundo de 2014, foi paralisada devido ao processo de recuperação judicial em que se encontra a construtora e vem causando prejuízos patrimoniais e morais aos contratantes dos imóveis.

VONTADE POLÍTICA

 

A notícia de que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, irá percorrer a rodovia BR 319 repercutiu na Assembleia Legislativa do Amazonas. O deputado Adjuto Afonso (PDT) fez um aparte durante o pronunciamento do deputado Belarmino Lins (PP), e disse acreditar que desta vez percebe "vontade política" em concluir a rodovia.  

REDESIM

Responsável pela inscrição estadual de empresas no Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Fazenda finalizou, ontem, o processo de integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. O sistema integra todos os órgãos envolvidos pelo registro público de empresas em um único ambiente digital, simplificando e dando mais celeridade aos processos. Com todos os testes já realizados e homologados, o sistema deve entrar em pleno funcionamento na próxima segunda-feira (29).

MALÁRIA

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), assinou ontem um Termo de Compromisso de Gestão para ampliar as ações de combate e controle à malária. O pacto foi firmado entre Governo do Estado, Governo Federal e os prefeitos dos 18 municípios do interior que apresentam o maior número de casos da endemia. Durante a cerimônia, realizada na Sede do Governo, zona oeste de Manaus, ele falou sobre a importância de desenvolver ações integradas para que o número de casos da doença continue em queda no Amazonas.

DIA MUNDIAL

Com a capital amazonense apresentando uma redução de 43,84% de casos de malária no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Prefeitura de Manaus programou uma série de ações educativas para marcar o Dia Mundial de Combate à Malária, hoje.

FRASES

“Me prometeram também um pirarucu." Paulo Guedes, ministro da Economia, brincando depois de se explicar com a bancada federal, ontem

“O ministro Paulo Guedes tem que respeitar esse modelo, tem que ouvir a nossa bancada, para que tome conhecimento e não vá pra qualquer programa de televisão falar aquilo que ele não conhece.” Adjuto Afonso (PDT), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar