Pesquisar
Close this search box.

Grupo Jurubebas inicia apresentações virtuais

Grupo Jurubebas inicia apresentações virtuais

Conflitos entre gerações, segredos e discussões políticas se misturam no espetáculo “E Nós Que Amávamos Tanto a Revolução”, do Grupo Jurubebas de Teatro, que entrou em temporada neste mês de agosto. A peça, contemplada pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus, tem apresentações virtuais ao vivo todas as segundas de agosto, sempre às 20h, no canal do YouTube do grupo.

Dirigida por Felipe Maya Jatobá, a peça acompanha a história dos primos Wlad e Stuart, que, depois do falecimento da avó, visitam a casa da fazenda e descobrem um segredo da família. Divididos por diferentes ideais de país, eles embarcam numa volta ao passado, numa história que se passa em 1968 e 2018. O espetáculo é a junção de duas dramaturgias, “E Nós que Amávamos Tanto a Revolução”, do paulista Ewerton Frederico, e “Numa Cidade Engolida Pelo Vento”, de Caio Muniz e Felipe Maya Jatobá.

“Trouxemos a polaridade política como pano de fundo para esta reflexão. Estamos vendo um Brasil dividido pelos diferentes ideais de nação e muitas famílias divergindo sobre o mesmo tema, fragilizando ainda mais essas relações afetivas. A partir desse princípio, buscamos integrar ao nosso discurso a polarização política histórica, que ocorreu também no período da ditadura militar no Brasil”, comentou Felipe.

O espetáculo estava previsto para estrear em junho de 2020, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, teve que ser adiado e adaptado para o formato virtual. “Algumas alterações foram necessárias, como alguns artistas que faziam parte do grupo de risco e se ausentaram do processo criativo. Foi quando começamos os ensaios de forma remota, com videochamadas e encontros virtuais. Metade do processo foi nesse formato. A partir de algumas medidas de flexibilização, passamos a ter encontros presenciais e em tempo reduzido, com o objetivo de finalizarmos a montagem da peça. Todas essas etapas sempre seguiram as recomendações dos órgãos de saúde, incluindo a ideia da temporada virtual, que pode alcançar mais pessoas”, complementou o diretor.

Serviço

O que? Espetáculo “E Nós Que Amávamos Tanto a Revolução”

Quando? 10, 17, 24 e 31/8 (todas as segundas de agosto), às 20h

Onde? YouTube do Grupo Jurubebas

Quanto? Gratuito

Lives livres e soltas

As lives não acabaram. Pelo contrário. Elas estão cada vez mais importantes e elaboradas. É sim, um estilo que vai perdurar ainda, mesmo com as atividades de entretenimento sendo liberadas. Confira a programação do fim de semana.

Sábado (8)

16h –  A TV Caprichoso apresentará o especial “Puxirum: A Festa Cabocla”, para dar continuidade aos festejos do mês do folclore. Transmissão pelo canal do Bumbá no YouTube (Boi Caprichoso).  

17h – O rock’n’roll da Pacato Plutão vai dar o tom do Malaba Jam Festival Lives neste sábado. A apresentação tem a proposta de arrecadar doações para o Grupo de Apoio Raio de Sol, que atende crianças e adolescentes com doenças no sangue, em tratamento na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Transmissão pelo YouTube (/MalabaJamFestival). 

20h – Parte do projeto “A Arte Agradece a Vida”, em homenagem aos profissionais de saúde do Amazonas, a Orquestra de Violões do Amazonas apresentará o concerto “Ovam 20 anos”, com retrospectiva da trajetória do grupo no repertório, no Teatro Amazonas. 

A live será transmitida pelo Instagram do Governo do Amazonas (@governo_do_amazonas); pelo Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam); e pela TV Encontro das Águas. 

20h – A cantora Eliana Printes realizará live com muita música e bate-papo e terá como convidada a cantora e compositora Isabella Taviani.

Novos Baianos fazem primeiro show sem Moraes Moreira

Os Novos Baianos se reúnem no sábado (8), às 17h30, para uma live beneficente. O show será o primeiro sem Moraes Moreira. O cantor e compositor, que morreu em abril, será homenageado pelos companheiros. Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão devem apresentar os maiores sucessos do grupo, muitos deles de autoria de Moraes. A live será transmitida pelo canal da cerveja Devassa no YouTube.

No evento, parte do projeto Devassa Tropical Ao Vivo, os Novos Baianos estarão reunidos em um ambiente que remete ao sítio folclórico dos anos 70, onde eles viviam em comunidade. 

O valor arrecadado durante a live dos Novos Baianos será revertido em doações em prol do Retiro dos Artistas, que acolhe profissionais idosos da cena cultural em vulnerabilidade e do Cortejo Afro, grupo que realiza apresentações ligadas a cultura africana e que possui mais de 130 integrantes, entre produtores e familiares que estão há mais de 120 dias sem trabalhar.

WEB +

  • Assuntos que viralizaram na timeline

DESTAQUE – Em Manaus:

#Livedogustavolima – cantor vem a Manaus fazer uma live que foi atrelada a movimento em favor dos indígenas. Esse fato dividiu os manauaras e muitos se revoltaram por ele ser um ‘fazendeiro’ e governista, a favor da diminuição das terras indígenas.

No Twitter:

1 #raciscmoécrime – mais um homem negro e pobre foi humilhado em seu trabalho por um branco. Caso de Matheus, o entregador motoboy

2 #PaypalApoiaACensura – Paypal bloqueou as contas de Olavo de Carvalho e dividiu a timeline

3 #pardo – mais uma discussão sobre a categorização da cor da pele tomou conta do Twitter

4 #Caetano – cantor fez live para comemorar os 78 anos e quebrou a internet

5 #Queiroz – Fabrício Queiroz foi notícia nos tts novamente por quebra do sigilo bancário

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar