Pesquisar
Close this search box.

Governo reafirma: monotrilho é decisão irreversível

O projeto de mobilidade urbana (monotrilho) é muito importante e fundamental para a cidade de Manaus. É uma oportunidade de acesso a financiamentos que a Copa de 2014 nos está dando, viabilizando uma solução para o transporte coletivo de Manaus. É preciso, no entanto, salientar que a construção do monotrilho não está vinculada somente à realização da Copa em Manaus ou para turista ver e, sim, para a solução do transporte urbano da capital”. A afirmativa é do coordenador da UGP-Copa (Unidade Gestora dos Projetos da Copa), Miguel Capobiango, feita durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (2), na ALE (Assembleia Legislativa), por iniciativa do deputado, Luiz Castro (PPS).
Segundo Luiz Castro, a audiência pública vai gerar um relatório completo sobre o tema, que será enviado para todos os órgãos envolvidos nessa obra. O engenheiro Miguel Biango afirmou que o assunto monotrilho é uma decisão irreversível do governo estadual e será implantado, mesmo contrariando o Ministério Público Federal e outros órgãos. Biango disse ainda que o governo do Estado tem acesso hoje a R$ 800 milhões para investir na mobilidade urbana, mas esses recursos ainda não são suficientes para resolver o problema.
Um dos entraves mais sérios, de acordo com Biango, é a falta de credibilidade da população no sistema atualmente em funcionamento. “Hoje, a maioria acaba migrando para transportes alternativos, como os micro-ônibus, lotações, kombis e, mais recentemente, gerando outro problema sério, os mototaxistas”, lembrou Biango.
“No caso de Manaus, ela está sendo congestionada não somente sob a ótica do tráfego, mas também sob a disponibilidade de vias para que façamos partes seletivas para o transporte de massa, seja ele BRT ou monotrilho”, afirmou. Apesar dos esforços do coordenador da UGP, as participações do Ministério Público, dos deputados de oposição e público em geral convergiram para a condenação antecipada do projeto.
O procurador da República Athaíde Ribeiro da Costa, foi um dos críticos mais contundentes e disse que, por tudo que já havia visto, “o modelo do monotrilho é inviável para Manaus”.
Além de representantes da classe estudantil, que portavam cartazes e fizeram panfletagem contra o monotrilho, estiveram presentes à audiência, os deputados Sidney Leite (DEM), Francisco Souza (PSC), Vicente Lopes (PMDB), Abdala Fraxe (PTN), Marco Antônio Chico Preto (PP) Fausto Souza (PRTB) Marcelo Ramos (PSB) José Ricardo (PT), o representante do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Rafael Assayag, o presidente do Instituto de Arquiteto do Brasil, Edmar Andrade, representando o deputado, Francisco Praciano (PT), o engenheiro Juarez Ubaldino da Costa, a presidente da Associação das Donas-de-Casa, Beth Maciel, o professor da Universidade Federal do Amazonas, Augusto Rocha, o procurador da República, Athaíde Ribeiro Costa e o secretário geral do TCU (Tribunal de Constas do Estado), Pedro Augusto da Silva.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar