Pesquisar
Close this search box.

Governo do Estado inicia 20ª edição da campanha Vacina Amazonas

O governo do Amazonas faz mais um mutirão de vacina contra a Covid-19 neste fim de semana. Pelo menos 100 postos de vacinação vão funcionar das 9h às 19h desta sexta-feira (17) e das 9h às 18h de amanhã, sábado (18), em Manaus.

Segundo o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), o foco da grande mobilização será a aplicação das doses de reforço em idosos com faixa etária a partir dos 70 anos. Mas também vão poder tomar os imunizantes as pessoas que já receberam a primeira dose.

Quem ainda não se vacinou poderá receber a primeira dose da vacina durante a campanha com esforço concentrado nesta sexta-feira e sábado. A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) terá seis pontos estratégicos e postos de vacinação durante o mutirão, incluindo 31 unidades básicas de saúde, informou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Ontem, o governo atualizou o cronograma de postos que serão utilizados durante o novo mutirão. Para a vacinação neste fim de semana, a população deve buscar o Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar, Waldocke Fricke, além das escolas estaduais de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós e Francisca Botinelly Cunha e Silva

De acordo com a Semsa e a SES-AM (Secretaria de Estado da Saúde), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses.

Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. A vacina será a da Pfizer.

“Os postos de vacinação nos nove pontos estratégicos coordenados pelo Estado contarão com o trabalho de 1,4 mil servidores estaduais”, disse o governador Wilson Lima. “Só com o aumento da cobertura vacinal poderemos combater o avanço da Covid-19 na região”, acrescentou ele.

Carteirinha em mãos

Para a aplicação da dose de reforço durante a nova campanha será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses, segundo orientam a Semsa e a SES-AM.

A terceira dose (a dose de reforço) começou a ser aplicada na quarta-feira (15), quando a Semsa deu início à vacinação dos idosos que vivem em instituições de longa permanência.

“A dose de reforço somente será aplicada em quem estiver com seis meses após ter tomado a segunda dose. A pessoa que completou o esquema vacinal com as duas doses, tem que esperar seis meses para tomar a terceira”, explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, nesse primeiro momento serão vacinados os aproximadamente 300 idosos que vivem em instituições e, a seguir, os mais de 60 mil idosos de 70 anos ou mais já vacinados com as duas doses, que começam a ser atendidos nos pontos de vacinação. Eles serão vacinados com o imunizante da Pfizer

FOTO/DESTAQUE: Bruno Zanardo/Secom

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar