Pesquisar
Close this search box.

Governo do Amazonas cria a Câmara Copa Turística para discutir melhorias no setor

De olho nas deficiências turísticas de Manaus, o governo do Amazonas está buscando soluções para equipar e melhorar o setor até a Copa de 2014. A Câmara Copa Turística foi instalada esta semana,por meio da UGP-Copa (Unidade Gestora do Projeto da Copa 2014), com o objetivo de agregar todas as demandas relacionadas ao turismo. A ideia é discutir formas de incrementar a rede hoteleira, o aumento da oferta de restaurantes e a potencialização dos pontos turísticos no Amazonas.
Através desses debates serão elaborados projetos específicos para cada área. Empresários dos setores de gastronomia e hotelaria, governos estadual e municipal, operadoras de turismo e operadoras de eventos irão integrar a Câmara Copa Turística.
Segundo o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango, essa é uma das mais importantes câmaras técnicas instaladas pelo Governo do Amazonas. “Isso porque a infraestrutura turística é um dos maiores legados que a Copa de 2014 irá deixar para o Amazonas”, afirma.

Sinalização

De acordo com Capobiango, uma das primeiras demandas a ser debatida pela Câmara diz respeito à sinalização turística de Manaus. Ele explica que será necessário ampliá-la a fim de facilitar o deslocamento dos visitantes. “Essa é, inclusive, uma preocupação do governo federal. Teremos de dar uma nova dinâmica à sinalização turística da cidade. Outro desafio será melhorar a sinalização viária da capital”, explica.
Capobiango explicou que o padrão da sinalização será definido por cada cidade-sede do Mundial de Futebol já que não existe um modelo estipulado pelos organizadores da Copa.

Saúde

A Câmar
a Copa Turística também estudará formas de atender aos protocolos internacionais de imunização. Entre esses protocolos está a vacinação exigida aos turistas que viajam para regiões tropicais, como é o caso do Brasil. Além do cuidado com a saúde do turista, também deverão ser criados mecanismos de proteção para as pessoas que moram aqui, pois existem endemias migratórias que podem vir de outros países para cá.
“Embora não saibamos quais seleções de futebol virão jogar em Manaus, queremos nos antecipar para garantir a saúde dos visitantes e dos amazonenses”, ressalta o coordenador da UGP Copa. Esse estudo será elaborado pela Câmara Copa Turística em parceria com a Câmara Copa Saudável, coordenada pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim. A próxima Câmara a ser instalada será a “Câmara Ética”, o que deverá ocorrer no início do ano que vem.

Voluntariado turístico

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) também participará dos encontros realizados pela Câmara Copa Turística. Segundo a presidente do órgão, Oreni Braga, o estado receberá entre 40 e 45 mil visitantes durante os jogos, por isso é tão relevante discutir as melhorias no setor. “Esse é o momento ideal para nos qualificar. Iremos capacitar pessoas para atender à determinação do governador Omar Aziz, de criar oportunidades a quem precisa”, afirma Oreni Braga.
Para atender a essa política, estudantes universitários serão treinados para atuar dentro dos hotéis credenciados pela Fifa. Eles trabalharão como relações públicas da Amazonastur com o objetivo de promover o portfólio de informações turísticas. “Assim, os turistas saberão que locais visitar, o que fazer antes e depois dos jogos, onde comprar artesanato e onde comer. Vai ser um receptivo dentro do hotel para que esse turista se sinta em casa”, explica a presidente da Amazonastur.
De acordo com Oreni esse modelo de serviço será copiado pelo Governo da Bahia. “Salvador já está implantando essa nossa ideia de colocar voluntários do turismo nos hotéis”, destaca. Ela explica que os voluntários receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para atuar dentro dos hotéis.

Capacitação

O Governo do Amazonas está investindo na capacitação para o atendimento turístico. Apenas em 2011, 14 mil pessoas de 13 municípios amazonenses receberam capacitação voltada ao setor de serviços, incluindo alimentação e hotelaria. A meta é capacitar mais de 3 mil pessoas até 2013.
O Centro de Atendimento ao Turista, que já funciona no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no centro histórico de Manaus, será ampliado. O Governo do Estado construirá novos centros no Porto de Manaus, na Ponta Negra, em shopping centers (Amazonas e Manauara), na Ponte Rio Negro e no Centro de Convenções de Manaus.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar