Pesquisar
Close this search box.

Gastronomia sob o olhar feminino

Exposição ‘A cidade através da lente’ reúne 75 imagens, resultado do trabalho de 40 empreendedoras da área gastronômica

Se você é um admirador, ou admiradora, da boa culinária, não deve perder essa exposição que reúne os trabalhos de 40 empreendedoras da área gastronômica. Mas calma. Não se apresse em querer degustar alguns dos produtos que estarão expostos, pois são apenas fotos, 75 imagens, dos mais variados alimentos, e sob diversos ângulos, que integram a exposição ‘A cidade através da lente’. O início da mostra, que tem a curadoria da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte de São Paulo, será na terça-feira (15), e seguirá até o domingo (1º de maio), na Casa das Artes, espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, no Largo de São Sebastião, das 16h às 20h, de terça-feira a domingo, com acesso gratuito e ocupando, ao todo, quatro salas da Casa das Artes.

A exposição valoriza a sabedoria gastronômica destas mulheres que tiveram a oportunidade de aprender, de forma teórica e prática, como captar as texturas, cores e sensações de suas comidas através da fotografia, além de melhorar a comunicação de suas empresas.

As 40 empreendedoras participaram virtualmente de oficinas ministradas pela artista visual e educadora Flávia Mielnik, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

“Eu uso instrumentos das artes como linguagens de fotografia, desenhos, textos, vídeos, instalações, e performances a serviço de contar histórias, que acontecem em situações contextuais. Da combinação entre essas linguagens aparece uma constelação de imagens e assuntos, geralmente à margem de um assunto principal, das histórias oficiais. É um trabalho da artista que se encontra com meu trabalho na área da educação”, falou Flávia.

A mostra resulta de um projeto homônimo, que propõe protagonismo e transformação social por meio da fotografia. Realizada pela Pink Produções e produzida pela Elo 3, em parceria com o Consulado da Mulher e patrocínio da Whirpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa fortalece o processo da descoberta das afetividades, valorizando os produtos e potencial gastronômico de cada uma das participantes.

Quatro cidades

“Esse projeto já acontece há muitos anos. O foco, antes, era vinculado apenas a jovens, crianças e escolas. Esse foi o primeiro ano em que mudamos a ideia original e focamos nas empreendedoras cozinheiras, fotografando seus produtos. O Consulado da Mulher tem suas atividades em algumas cidades do Brasil, e Manaus é uma delas. Foi através do Consulado que conseguimos reunir as 40 empreendedoras”, revelou.

A exposição ‘A cidade através da lente’ acontece simultaneamente nas cidades de São Paulo, Rio Claro e Joinville, territórios onde atua o Consulado da Mulher. Cada cidade terá o trabalho das empreendedoras locais exposto na mostra. Após o encerramento da exposição nessas cidades, ainda serão doados materiais didáticos e máquinas fotográficas para as participantes, além de confeccionados catálogos com as fotos para distribuição em bibliotecas e escolas destes municípios.

“A primeira etapa do projeto aconteceu entre outubro e novembro do ano passado, quando as participantes receberam câmeras fotográficas e, a cada semana eu trabalhava com um grupo, em suas casas. Depois esse grupo passava as câmeras para o grupo seguinte. Recolhidas as imagens feitas por elas, começou o trabalho de curadoria realizado pela Karina Bacci”, contou.

“O trabalho de curadoria é fundamental para dar visibilidade a estas empreendedoras. Tive o cuidado de atentar para a sensibilidade e a singularidade de cada uma. Elas realizaram muitas imagens, que serão usadas de outras formas, em suas redes sociais, mas as escolhidas para a exposição eu fiz pensando no que seria significativo a cada uma das participantes”, explicou Karina.

BOX

Opiniões

“Esta mostra tem o objetivo de despertar sensações e memórias afetivas relacionadas à comida, utilizando como recurso a fotografia. O projeto cria novas formas de olhar para o alimento, usando a arte como ingrediente para impulsionar a divulgação e expansão dos pequenos negócios que apoiamos. Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos e esperamos que os visitantes possam, também, se deliciar com a qualidade das imagens”, falou Leda Böger, diretora do Consulado da Mulher.

“É muito importante estimular o protagonismo e fortalecer a autoestima dessas mulheres, para que possam perceber que são capazes de produzir coisas incríveis, e ocupar um papel de destaque dentro da comunidade onde vivem”, declarou Soraya Galgane, diretora da Pink Produções.

“A economia criativa é o grande motor do empreendedorismo, dá espaço para fotógrafos, escritores, artistas independentes, trabalhadores da moda e gastronomia. A economia criativa permite que empreendedores com poucos recursos possam ser cada vez mais competitivos. Especialmente neste mês da mulher, fomentamos ainda mais esse nicho que tem uma parcela significativa de mulheres”, concluiu o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar